TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

O capitalismo nos EUA é subsidiado

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

O capitalismo nos EUA é subsidiado Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Vocês achavam que o presidente Donald Trump aprovava o que quisesse no Congresso Americano, porque o partido dele, o Partido Republicano, tem maioria na Câmara e no Senado. Certo? Não. Errado. E prova disso acaba de acontecer mais uma vez em Washington. E isso depois do fim frustrado do programa de saúde de Barack Obama. Pois agora a Casa Branca foi derrotada no corte do orçamento do Instituto Nacional da Saúde. Esse é órgão do governo que financia a pesquisa farmacêutica. O setor é um gigante na economia americana. Fatura por ano 340 bilhões de dólares. É um terço dos gastos mundiais em remédios. Pois bem, como acontece com toda a indústria americana de ponta, os novos produtos não são criados apenas com dinheiro privado. O governo entra no jogo. Com isso, garante a supremacia americana no campo das patentes farmacêuticas. E tambem consegue direcionar pesquisas, como as que hoje têm no topo da lista o Mal de Alzheimer. Trump queria cortar do Instituto Nacional de Saúde 7,5 bilhões de dólares. Mas o Congresso aumentou a dotação em 2 bilhões. Os republicanos votaram com a cabeça nos interesses dos laboratórios. E os democratas votaram com a cabeça na pesquisa, e nos programas de parceria, que os fabricantes têm com as universidades. Essa questão prova mais uma vez que o capitalismo nos Estados Unidos é subsidiado. O governo patrocina as inovações. Sempre fez isso na indústria bélica, na eletrônica, na mecânica ou na aviação. E faz também com os medicamentos. A indústria farmacêutica americana exporta patentes, e os Estados Unidos, eu repito, ganham muito dinheiro com isso. Mas agora, ninguém fez muito barulho com a derrota da Casa Branca. Não interessa tripudiar. Só o New York Times entrou em cheio no assunto. Mas sem criticar o lobby farmacêutico. Que foi, no fundo, o lobby no Congresso que mandou o presidente Trump catar coquinho. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também