TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

O Brasil continua um país subdesenvolvido

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

O Brasil continua um país subdesenvolvido Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
As Nações Unidas criaram há 28 anos uma espécie de fita métrica para medir a qualidade de vida dos países do planeta. É o Índice de Desenvolvimento Humano, conhecido pela sigla IDH. Pois bem, a ONU anunciou hoje o IDH relativo a 2017. E o Brasil está vergonhosamente parado na posição de número 79. Ao todo, são analisados 189 países. É a segunda vez em que nosso país apresenta uma estagnação. Entre 2012 e 2014, avançamos seis posições. E depois estagnamos, certamente por causa da recessão. O IDH combina três fatores: saúde, educação e renda. Desde 1990, o Brasil melhorou nesses três quesitos. Mas os demais países foram mais rápidos em melhorar nos quesitos deles. Para exemplificar, a esperança de vida ao nascer cresceu por aqui em dez anos. A escolaridade aumentou em três anos, e a renda cresceu em 30%. Mas o IDH brasileiro ainda é ultrapassado na América Latina pelo Chile, Uruguai e Argentina. Entre nossos vizinhos, é curioso o caso da Venezuela. Ela despencou 16 posições, numa queda comparável à da Síria, Líbia e Iêmen, que são países devastados por guerras civis. Os melhores países em desenvolvimento humano são, pela ordem, a Noruega, a Suíça, a Austrália, a Irlanda e a Alemanha. E os piores, todos na África, são o Burundi, o Chade, o Sudão do Sul, a República Centro-Africana e o Níger. O Índice de Desenvolvimento Humano, eu repito, é um barômetro objetivo pelo qual os países descobrem o quanto precisam melhorar. E por ocuparmos apenas a posição de número 79, é bobagem insistir que somos a oitava ou a nona economia do mundo, e que fabricamos aviões, produzimos soja e temos o pré-sal. O Brasil continua a ser um país subdesenvolvido. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais