TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Nunca houve recessão com tanta dívida

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Nunca houve recessão com tanta dívida Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Na semana passada, o governo apareceu com a ideia de impedir que o trabalhador sacasse o FGTS na íntegra, assim que fosse demitido. Seria um jeito de reduzir os gastos com seguro-desemprego.
A ideia era tão desembestada e impopular que foi para o lixo. Mas o governo apenas estava cozinhando essa ideia porque está na pindaíba. Então, começaram a surgir mais ideias de como tapar o rombo.
Agora, voltou o rumor de que o governo vai aumentar o chamado imposto sobre a gasolina, a Cide. Ainda não está nada certo. Mas, para fazer alguma diferença no caixa do governo, é preciso aumentar o litro da gasolina em uns 15 centavos. Para um tanque cheio, dá um aumento de despesa de 7 reais. Não é grande coisa, mas é alguma coisa. Gastando uns dois tanques por mês, dá mais de 150 por ano.
O fato é que o governo viu que a economia no máximo vai crescer quase nada neste ano e a receita de impostos deve crescer menos que esse nada. Logo, precisa de dinheiro extra. Exemplo de que a coisa está feia é que o governo ficou sem dinheiro até para fazer passaportes. Desde ontem, a Polícia Federal suspendeu a emissão do documento. Os policiais se queixam de que falta dinheiro até para operações que envolvam viagens, por exemplo.
A receita do governo não reage em parte porque a economia tinha parado de piorar, até maio, mas mal cresce. Tem muita coisa que ainda cai, aliás.
Hoje, saíram os dados do mercado de crédito, de empréstimos. O total de dinheiro emprestado na economia ainda cai mais de 6% em relação ao ano passado. São 200 bilhões de empréstimos a menos. Para a pessoa física, o total de dinheiro emprestado parou de diminuir, mas para as empresas, o arrocho ainda é enorme.
Para piorar, os juros estão altos. Tanto que, mesmo pagando dívida, o gasto das famílias com prestações dessa dívida não cai. Baixou um pouco no ano passado, mas ficou estagnado neste 2017.
Estão aí dois grandes motivos da crise: déficit e dívida do governo, dívida pesada das famílias. Nunca antes o Brasil teve uma recessão com tanta dívida. Difícil sair daí.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais