TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Novo ataque cibernético na Europa

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Novo ataque cibernético na Europa Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Pois então os bandidos atacaram novamente. Computadores de empresas na França, Inglaterra, Dinamarca, Rússia e Ucrânia foram travados por chantagistas, que exigiam um resgate de 300 bitcoins. Um bitcoin é uma moeda virtual, que funciona só na internet. Esses 300 bitcoins valem, pela cotação de hoje, a 3 milhões e 200 mil reais. Isso para cada empresa. O ataque cibernético de hoje não foi tão poderoso como o de 12 de maio, quando ele atingiu 150 países, e chegou ao Brasil. Foi o que também aconteceu hoje. Ninguém sabe qual a nacionalidade desses bandidos, e nem o país a partir do qual eles estão atuando. O que se sabe é que eles implantam um vírus nos computadores, e destroem as memórias se o resgate não for pago. Essa forma de crime organizado é um subproduto nefasto da globalização, e também da tecnologia, que integrou, numa mesma rede, todos os computadores conectados. Não adianta reformar o código penal. As leis só valem para dentro do território de um único país. E se for para elaborar uma convenção internacional nas Nações Unidas, ela só funcionaria se soubermos um pouco mais sobre essas quadrilhas. Mas não sabemos. Elas têm sucesso porque conhecem tecnologia e permanecem anônimas. Os crimes cibernéticos começaram a aparecer há 18 anos. Foi quando hackers, da Índia e do Paquistão, procuraram destruir arquivos militares do país rival. No ano seguinte, em 2000, primeiro ataque cibernético nos Estados Unidos. E logo em seguida, hackers de Israel tentaram destruir a memória de computadores do grupo palestino Hamas. Essa coisa de tornou tão banal e comum que, há quatro anos, uma empresa especialista em segurança, a Akamai techologies, publicou um estudo dizendo que hackers chineses perderam o primeiro lugar para hackers da Indonésia. Mas esses são os bandidos que se conseguem localizar. O trágico, nessa história, é que estamos todos vulneráveis a um bando de criminosos anônimos. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais