Vídeos

 
Exclusivo

Nos estragos do caminhonaço, demagogia eleitoreira

0:00 / 0:00

A agropecuária está uma desordem. O preço do transporte de cargas aumento e ninguém ainda sabe onde vai parar. Então, emperram os negócios, os preços aumentam.

Tudo isso por causa do tabelamento do preço do frete, que o governo de Michel Temer decretou por medida provisória e os deputados aprovaram ontem. Tudo isso ainda é resultado do paradão caminhoneiro de maio.

Há atraso na entrega de fertilizantes e rações. Há grãos parados nos silos por causa da bagunça. O plantio da próxima safra pode atrasar. Os preços da comida devem aumentar.

Como a gente deve se lembrar, o caminhonaço conseguiu desconto no preço do diesel. Quem vai pagar? O governo. Isto é, todo mundo. São mais de 13 bilhões de reais até o final do ano, o equivalente a 80% do gasto com o Bolsa Família, que alimentam mais de 50 milhões de pessoas pobres ou miseráveis.

Não é só na agropecuária que os custos vão aumentar. Hoje, as indústrias de São Paulo, a Fiesp, publicou pesquisa mostrando que mais da metade das empresas deve aumentar seus preços, por causa do aumento do custo do frete.

Enfim, o tabelamento do frete ainda vai parar na Justiça, aumentando ainda mais a baderna.

Políticos da esquerda à direita apoiaram o caminhonaço. Assumem a responsabilidade pelos seus efeitos? Não. Não estão nem aí. Ou até pior do que isso. Hoje, os deputados aprovaram uma anistia para quem bloqueou estrada e tomou muito, para quem cometeu outras ilegalidades, para empresário que fez locaute, greve patronal, que a lei proíbe.

A decisão ainda vai passar pela votação do Senado e pode até ser vetada por Temer. Mas a gente entendeu o espírito da coisa.

Pouco importa se o caminhonaço contribuiu para apodrecer o clima político do país, para a alta de juros, para a alta da inflação, para quase um bimestre perdido na economia, para a redução do crescimento já minguado do país. A demagogia eleitoreira já faturou os seus votos. O país que se estrepe.


Conteúdo disponível em Jornal da Gazeta .

O Jornal da Gazeta mostra as principais notícias do dia, reportagens exclusivas e análises feitas por comentaristas especializados.