TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Não dá pra negar sinais de melhora

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Não dá pra negar sinais de melhora Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A economia brasileira tem emitido sinais melhores. A questão é que o tombo foi tão grande e em tantas frentes que a percepção dessa melhora fica mais difícil. A inflação, sem dúvida, está em patamar muito inferior ao do ano passado. Tem conseguido absorver pressões, como a elevação da tarifa de energia e dos combustiveis, correndo bem abaixo da meta, de 4,5%. O IPCA deve encerrar o ano em 3,5... 3,7%. E isso dá espaço para o Banco Central continuar cortando os juros básicos. A taxa selic deve fechar 2017 em 7,5.... 8%, o que deve dar mais impulso à atividade. E tem a reação do emprego formal, como está mostrando o Caged, com o aumento das contratações com carteira assinada há quatro meses, incluindo agora até setores que têm tido mais dificuldade de retomada, como a construção. O setor teve uma pequena oferta vagas em julho. Pequena, mas após 33 meses de números negativos. Com certeza esse é um dado melhor. Só que pra quem está desempregado - e são mais de 13 milhões e meio de brasileiros - parece pouco. E é mesmo. Sendo que o desemprego também faz com que boa parcela da população não sinta o comportamento melhor da inflação. As famílias, com alguém desempregado, continuam com orçamento apertado. Tem mais: estamos vindo de um bom período de inflação pesada, que jogou os preços nas alturas e corroeu bastante a renda. Apenas com os reajustes salariais compensando essas perdas é que os índices mais baixos de inflação vão começar a fazer diferença.Não estamos no melhor dos mundos. Pra ficar bom ainda tem um longo caminho de ajustes pela frente, que passa pelo difícil ajuste das contas públicas e uma retomada mais consistente dos investimentos. Mas não dá pra negar os sinais de melhora. Eu volto na segunda. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais