TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Na Venezuela, lógica da malandragem

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Na Venezuela, lógica da malandragem Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
É claro que vocês se lembravam de Luísa Ortega Diaz. Ela foi até há duas semanas a procuradora-geral da Venezuela. Estava criticando o governo. E então foi demitida. Nesse final da semana, ela deixou clandestinamente o país. Apareceu na Colômbia e deve se exilar nos Estados Unidos, depois de passar pelo Brasil. E no falar em exílio, Chile abrigou quatro magistrados e um deputado, que se esconderam na chancelaria chilena em Caracas. Pois são acontecimentos banais, nesse longo fim-de-festa da ditadura bolivariana. A oposição está espremida, quase na ilegalidade. A ditadura deveria ter convocado eleições no fim do ano pasado, para escolher 23 governadores. Mas ela é alérgica ao cheiro de voto. Para tentar esva ziar as manifestações de rua, o ditador Nicolas Maduro anunciou que a votação acontecería no final deste ano. A oposição fará primárias, agora em setembro, para escolher os candidatos dela. Eles com certeza vão ganhar. Mas é difícil que tenham algum poder político. Essa lógica da malandragem foi testada com a Assembleia Nacional, eleita em 2015 com maioria da oposição. O Tribunal Superior de Justiça, que faz tudo o que a ditadura manda, anulou todos os projetos votados pela Assembleia. E na ultima sexta-feira, quem assumiu o poder de legislar, foi a constituinte de faz-de-conta, que não tem um único deputado oposicionista. A constituinte faz-de-conta não foi escolhida pelo voto popular. Não tem legitimidade. E mudando de assunto. Maduro tem sido duramente criticado por um personagem extraordinário da cultura venezuelana. Ele se chama Gustavo Dudamel. É o maestro de 36 anos, titular da Filarmônica de Los Angeles, um dos grandes nomes da música mundial. Pois bem, no domingo, o ditador cancelou a excursão que Dudamel faria aos Estados Unidos, regendo os 160 músicos da Orquestra Sinfônica Jovem da Venezuela. Para um país em que se passa fome, e onde as pessoas se matam por um pedaço de pão, a perseguição a Dudamel é de uma tristeza até secundária. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais