TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Na "Luta do Século" Moro é o juiz. E tirem os adultos da sala, Palocci vai delatar

Comentário de Política, com Bob Fernandes.

Na "Luta do Século" Moro é o juiz. E tirem os adultos da sala, Palocci vai delatar Comentário de Política, com Bob Fernandes.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Lula é réu em cinco processos e enfrenta dois julgamentos. Um é o da justiça. O outro julgamento antecede e alimenta o julgamento na justiça.
.
Esse julgamento vale-se da opinião pública. E, óbvio, chega à opinião pública via noticiário e manchetes. Sua construção já é um julgamento prévio.
.
Nesse julgamento, o midiático, Lula já foi condenado. Há muito tempo.
.
Mesmo assim Lula resistia, ao menos até antes dos rounds das últimas semanas. No bastião da opinião pública Lula seguia como favorito para a eleição de 2018.
.
A se ver as pesquisas depois dos últimos rounds. A "Luta do Século", depoimento do réu, Lula, ao juiz Moro, foi antecedida por um pacotaço de delações.
.
E sucedida, não por acaso um dia depois, pela liberação das delações do marqueteiro João Santana e Mônica Moura.
.
Delações de explosivo potencial, inclusive emocional. Pela proximidade de Santana com Lula, com Dilma e campanhas presidenciais desde 2006.
.
Agora Palocci, ex-ministro da Fazenda, delatará. Tensão no coração do petismo. Mas não apenas.
.
Bancos, grandes empresários de todo e qualquer setor, sabem como, distante das manchetes, se move o Brasil dos poderosos. E o que se pede a um ministro da Fazenda.
.
O estampar nas manchetes como prova toda e qualquer delação pode, com Palocci, produzir resultados devastadores.
.
Não apenas para Lula e PT. Todos agora dependem de Palocci. De até onde o frio e calculista Palocci deseja, quer, e precisa ir.
.
Perceba-se: sumiram do noticiário político-policial demais delatados de grande dimensão política.
.
A começar por Temer, oito ministros, três presidenciáveis do PSDB e a cúpula do PMDB.
.
E Lula? Lula não foi ministro porque assim seria julgado pelo Supremo. Mesmo Supremo que permitiu a Moreira Franco ser ministro. O Supremo não quis o ônus-Lula
.
Ônus seja da condenação seja da absolvição... E isso tudo não foi movido para acabar em absolvição.
.
Têm delações, provas, contraprovas, leis... mas acima de tudo tem o Fator Humano: na "Luta do Século" Moro é... o juiz.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais