TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Na China, combate à corrupção e vingança pessoal

Na China, combate à corrupção e vingança pessoal
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Vocês podem até acreditar que a China esteja fazendo uma limpeza moralizante, para castigar todos os corruptos. Hoje, por exemplo, a agência oficial anunciou a condenação, à prisão perpétua, de Zhou Yongkang, um velhinho de 72 anos, que já foi ministro da Segurança Interna, e presidente da estatal chinesa de petróleo. Ele foi condenado por corrupção. E tudo indica que ele era um corrupto de verdade. Juntou uma fortuna pessoal de 14 bilhões de dólares. É um dinheiro que agora o governo confiscou. Mas a condenação foi um acerto de contas político. Zhou Yongkang era inimigo pessoal do atual presidente chinês, Xi Jinping. O que o presidente quis foi se vingar de um velho rival. O julgamento foi feito a portas fechadas, e faz parte do desmantelamento do grupo ao qual Zhou pertencia. Ele era ligado a Bo Xilai, um sujeito da cúpula partidária, que agora está cumprindo pena de prisão perpétua. E era também amigo muito chegado a Liu Han, que foi o presidente de uma companhia de mineração. Esse Liu Han foi condenado à morte, e executado. A BBC publicou agora à tarde um mapa com seis outros poderosos amigos de Zhou. Eles estão presos ou estão sendo investigados. Então, para resumir. É muito louvável combater a corrupção. Mas, no caso chinês, esse roteiro tem muito mais o temperinho de vingança pessoal. No fundo, é previsível que a China seja um país corrupto. Ela abriu a economia, é agora uma potência mundial, mas continua a ter um regime fechado, sem nenhuma transparência. O Partido Comunista virou o piloto da máquina capitalista mais dinâmica do mundo. Mas a ditadura impede que se discuta abertamente o modelo de sociedade. As instituições chinesas são injustas, são taradas. Não existem escolas públicas gratuitas. E também não existe um sistema de aposentadoria. A China é uma ditadura respeitada em termos econômicos. Mas é uma ditadura tão ordinária, quando qualquer republiqueta de banana. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também