TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Na Argentina, central peronista pressiona Macri

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Na Argentina, central peronista pressiona Macri Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Se vocês me perguntarem se os argentinos fizeram hoje, uma greve geral contra o presidente Maurício Macri, eu responderia: não sei. A central peronista CGT paralisou todos os meios de transporte e construiu barreiras nas estradas.

Impossível dizer se alguém não foi trabalhar para protestar contra o governo ou se alguém não chegou ao local de trabalho, porque os peronistas não deixaram. Esse tipo de greve virou rotina na argentina. No ano passado foram duas greves gerais e este ano já tivemos uma terceira. A de hoje foi a quarta.

Os sindicatos protestam contra o acordo do governo com o FMI. O órgão internacional emprestou 50 bilhões de dólares e amanhã deve anunciar mais dinheiro. O governo usa esse cheque especial para evitar as especulações contra o peso. A moeda vale hoje a metade do que valia no começo do ano.

A desvalorização traz mais inflação, e com ela todo mundo sai perdendo. Mas os peronistas querem, no fundo, a volta dos subsídios aos gêneros de primeira necessidade. Macri não vai fazer isso. Para ele, seria um tiro no pé, seria o abandono da meta de equilíbrio fiscal. Ou seja, gastar somente o que o estado arrecada em impostos.

Mas eis que, em meio a essa nova greve, agora de manhã renunciou Luís Caputo, nomeado há quatro meses presidente do Banco Central. Foi uma briga interna com o Ministério da Fazenda, sobre deixar flutuar o câmbio, como quer o FMI, ou limitar a flutuação a uma banda com um teto e um piso. Isso é quase uma bobagem. Mas a renúncia aconteceu num péssimo momento. O presidente Mauricio Macri está nos Estados Unidos, para negociar com o Fundo Monetário e para discursar na ONU. E poderia ter ido hoje dormir sem essa. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais