TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Mundo em confusão financeira afeta o Brasil

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Mundo em confusão financeira afeta o Brasil

Mundo em confusão financeira afeta o Brasil Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Mundo em confusão financeira afeta o Brasil
Logo do programa Jornal da Gazeta
As finanças do mundo lá fora estão uma bagunça. Há medo nos mercados internacionais. Essa alta feia do dólar hoje, aqui no Brasil, não aconteceu por causa das nossas confusões. O dólar foi a quase R$ 4,11 porque os grandes donos do dinheiro do mundo estão fugindo de países, empresas e negócios que consideram arriscados.
Quando esses grandes donos da dinheirama temem um negócio, obviamente eles vendem o que aplicaram nesses países e empresas. Então, os preços caem: cai o preço da moeda brasileira e de outros países com problemas, cai o preço das ações.
Qual o motivo dessa confusão que recomeçou logo no início do ano? Ninguém sabe muito bem, pra falar a verdade. Tem a ver com um crescimento menor da China, a segunda maior economia do mundo. Se a China cresce menos, compra menos de países que produzem coisas como nós, comida, minérios, metais, petróleo. Se compra menos, os preços caem. Se os preços caem, a nossa vida fica difícil, a gente cresce menos, as empresas crescem menos, os investidores vão embora.
A confusão tem a ver com o preço do petróleo. O preço cai muito. Era de mais de 100 dólares na metade de 2014. Agora, está em 27 dólares. O preço cai porque está sobrando petróleo: o consumo cresce muito pouco, a produção continua alta, porque os países produtores do cartel da Opep não querem reduzir a produção. Querem deixar o preço cair e quebrar a concorrência deles, nos Estados Unidos e outros lugares, até como o Brasil.
Muita empresa de petróleo pode quebrar e dar calote. Quando grandes calotes acontecem no mundo, bancos e emprestadores de dinheiro em geral tem prejuízo. Se tem prejuízo, ficam na retranca, emprestam menos.
Isso tudo e o medo de que se investiu demais em país emergente, mais pobre, pode estar levando os investidores a se livrarem de investimentos arriscados.
Isso nos afeta. Significa um mundo em confusão financeira, empréstimos mais difíceis, China em baixa, petróleo em baixa, Petrobras ainda mais em baixa, dólar mais caro, talvez mais inflação.
A coisa já estava feia por aqui. Se o mundo continuar essa bagunça, vai ficar pior.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais