TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Mercosul enfrenta crise política e impasse

O Mercosul está em crise, mas isso não é novidade.

Mercosul enfrenta crise política e impasse O Mercosul está em crise, mas isso não é novidade.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
O Mercosul está em crise, mas isso não é novidade. O bloco, criado há 25 anos, nunca funcionou direito. O Mercosul deveria juntar as economias de cinco países sul-americanos, que são Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. E mais a Venezuela, que entrou quando o bonde já estava andando. Mas o be-a-bá dessa integração seria a comercial. Ela acabou tropeçando em crises cambiais e no protecionismo. Pois a crise agora é política. A presidência do Mercosul funciona num sistema de rodízio, com troca a cada seis meses. O atual presidente é o Uruguai, e o seguinte deveria ser a Venezuela. Na próxima terça-feira, daqui uma semana, os cinco presidentes da república deveriam se reunir para o encontro de cúpula semestral. Mas o encontro foi cancelado. O Brasil tem apenas um presidente interino. Mas o motivo principal da crise foi a Venezuela. Nicolas Maduro só não vai cair até o fim do ano se der um golpe, ou se a Venezuela entrar em guerra civil. E tem mais. O Paraguai não quer que a Venezuela exerça a presidência do Mercosul. Argumenta que não é um país democrático. Os paraguaios têm razão. Além disso, Maduro quer usar o Mercosul como escudo para se proteger do referendo, que deverá afastá-lo do governo. Há nisso também uma birra antiga. O Paraguai se opunha à entrada dos Venezuelanos. Mas o governo paraguaio foi suspenso por alguns meses, em 2012. Foi punido por causa do afastamento sumário do presidente Fernando Lugo. Disseram que foi golpe. Com o Paraguai suspenso, os demais governos, todos simpatizantes do finado Hugo Chávez, deixaram a Venezuela entrar. O quadro político mudou. Os argentinos não têm mais um governo peronista, e no Brasil praticamente chegou ao fim o período do PT. Estamos então nesse impasse. O Mercosul, que foi uma imitação da União Europeia, entrou agora em crise, e junto com os europeus. Mas por razões diferentes. Por lá, o bloco foi machucado pelo referendo em que o Reino Unido decidiu cair fora. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também