TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Mercosul enfrenta crise política e impasse

O Mercosul está em crise, mas isso não é novidade.

Mercosul enfrenta crise política e impasse O Mercosul está em crise, mas isso não é novidade.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O Mercosul está em crise, mas isso não é novidade. O bloco, criado há 25 anos, nunca funcionou direito. O Mercosul deveria juntar as economias de cinco países sul-americanos, que são Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. E mais a Venezuela, que entrou quando o bonde já estava andando. Mas o be-a-bá dessa integração seria a comercial. Ela acabou tropeçando em crises cambiais e no protecionismo. Pois a crise agora é política. A presidência do Mercosul funciona num sistema de rodízio, com troca a cada seis meses. O atual presidente é o Uruguai, e o seguinte deveria ser a Venezuela. Na próxima terça-feira, daqui uma semana, os cinco presidentes da república deveriam se reunir para o encontro de cúpula semestral. Mas o encontro foi cancelado. O Brasil tem apenas um presidente interino. Mas o motivo principal da crise foi a Venezuela. Nicolas Maduro só não vai cair até o fim do ano se der um golpe, ou se a Venezuela entrar em guerra civil. E tem mais. O Paraguai não quer que a Venezuela exerça a presidência do Mercosul. Argumenta que não é um país democrático. Os paraguaios têm razão. Além disso, Maduro quer usar o Mercosul como escudo para se proteger do referendo, que deverá afastá-lo do governo. Há nisso também uma birra antiga. O Paraguai se opunha à entrada dos Venezuelanos. Mas o governo paraguaio foi suspenso por alguns meses, em 2012. Foi punido por causa do afastamento sumário do presidente Fernando Lugo. Disseram que foi golpe. Com o Paraguai suspenso, os demais governos, todos simpatizantes do finado Hugo Chávez, deixaram a Venezuela entrar. O quadro político mudou. Os argentinos não têm mais um governo peronista, e no Brasil praticamente chegou ao fim o período do PT. Estamos então nesse impasse. O Mercosul, que foi uma imitação da União Europeia, entrou agora em crise, e junto com os europeus. Mas por razões diferentes. Por lá, o bloco foi machucado pelo referendo em que o Reino Unido decidiu cair fora. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais