Vídeos

 
Exclusivo

Mercado prefere evitar diretas-já

0:00 / 0:00

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta semana que Michel Temer deveria ter a grandeza de pedir o chapéu e ir embora, convocando eleições diretas antecipadas. Como assim?
Seria preciso mudar a Constituição para terminar este mandato antes do prazo, um ano antes, e convocar diretas já. O presidente eleito ficaria por cinco anos no cargo. Por enquanto, tudo isso parece fantasia. Temer está disposto a ficar no cargo até o fim. Por enquanto, tem maioria para isso no Congresso.
Mas o que essa política tem a ver com economia?
Tem muito a ver, e vice-versa. Donos do dinheiro, o mercado financeiro, grandes empresários preferem que não ocorra muita bagunça política nem mudança na política econômica. Se Temer tiver de sair antes, haveria eleição indireta do novo presidente. O Congresso elegeria um presidente que manteria a mesma política econômica de Temer. Isto é, a política de contenção de gasto do governo, de redução da inflação, de aprovação de reformas, também a preferida da maioria do empresariado e do mercado.
Agora, com eleição direta, tudo pode mudar. Por exemplo, se a eleição fosse neste ano, é bem provável que Lula concorresse. Mesmo que Lula não tenha feito maluquices econômicas em seu governo, a hipótese de Lula e o PT ganharem deixaria os mercados com o cabelo e as orelhas em pé. Achariam que poderia haver mudança na política econômica, para algo parecido com o que fez Dilma Rousseff. Mesmo que Lula negasse, seria essa a suspeita.
Haveria um certo tumulto na economia, com eleição direta. Logo, além de Temer e dos seus aliados no Congresso, tem muita gente interessada em evitar eleições diretas por motivos de interesse econômico. Mesmo com Temer sofrendo denúncias quase todas as semanas, mesmo que ele tenha de sair, quem está no poder e o chamado mercado preferem evitar diretas já.


Conteúdo disponível em Jornal da Gazeta .

O Jornal da Gazeta mostra as principais notícias do dia, reportagens exclusivas e análises feitas por comentaristas especializados.

Vídeos relacionados