TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Lula e FHC: ensaio para conversa que não houve. Erros de PT e PSDB.

Lula e FHC: ensaio para conversa que não houve. Erros de PT e PSDB.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Grandes empresários cobram entendimento entre Lula e Fernando Henrique. Há duas semanas aconteceram movimentos em busca dessa conversa.
.
Apesar da mútua desconfiança, os dois ex-presidentes admitiram uma conversa em busca de entendimento. Conversa não para o tradicional acordão por cima.
Conversa para, mantidas as diferenças que separam ambos e seus partidos, buscar convergência em relação a alguma reforma política, por exemplo.
Reforma que melhore a representatividade e dificulte dutos para uma corrupção, que é sistêmica.
O ensaio para a conversa de Lula e FHC estancou. Em parte porque, atropelados pela retórica do ódio, líderes e partidos, em geral, ficaram a reboque das ruas.
.
Naquela semana Fernando Henrique chegou a manifestar-se contra a ideia de impeachment. E foi alvo de grande pressão por parte de próximos e de distantes.
Por isso, três dias antes do domingo 15, FHC diria: "Não se pode deixar a sociedade avançar sozinha".
Aquém da sociedade, se ergueram como obstáculo para a conversa apetites internos do PSDB.
O PSDB nasceu em torno de Mario Covas, e para escapar à sujeira que já tomava o PMDB.
Inegável o êxito do governo Fernando Henrique na consolidação da estabilização da moeda. Mas o mesmo governo cometeria o primeiro de erros graves: a reeleição.
A reeleição foi aprovada com votos comprados no Congresso. Sem CPI e sem investigação pra valer.
Jogador de xadrez, político de enxergar o longo prazo, numa conversa reservada o então governador Mario Covas profetizaria:
A reeleição será um desastre. O eleito só vai pensar na reeleição. A oposição, só em arrebentar o governo eleito.
O PT chegou à presidência como vestal. No poder, esqueceu-se da promessa de reformar o sistema político.
Para manter o poder o PT valeu-se, de maneira desabrida e tosca, de hábitos, costumes e métodos que condenava nos antecessores.
O PT vai pagar caro por isso. Apesar do êxito de políticas sociais que arrancaram multidões, corações e mentes da secular senzala.

Veja também