TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Livro de Bob Woodward sobre Trump vai dar o que falar

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Livro de Bob Woodward sobre Trump vai dar o que falar Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Imaginem o ministro da Defesa que perde a paciência, ao perceber que o presidente da República não entende informações importantes da área militar. Aconteceu nos Estados Unidos. O ministro era Jim Mattis e o presidente era Donald Trump. Pois Mattis confidenciou a assessores que Trump tinha a idade mental de um garoto de dez ou doze anos.

Esse episódio é narrado por Bob Woodward, repórter que investigou para o Washington Post o escândalo do Watergate. As reportagens que ele fez com um colega levaram, em 1974, à renúncia do presidente Richard Nixon. Pois Woodward acaba de escrever um livro sobre Donald Trump.

É um soco no estômago. O livro se chama "Fear", ou o medo, e conta em 448 páginas a rotina de um presidente despreparado. Trump não tem muita noção das regras para o exercício da função para a qual foi eleito. Certo dia, ele chamou um assessor e deu a seguinte ordem. Mande matar Bashar al-Assad. É o ditador da Síria. Claro que a ordem não foi cumprida. Trump daria uma trombada na Rússia, que é aliada do ditador.

Em outra ocasião, o presidente pediu um decreto para romper os acordos comerciais com a Coreia do Sul. Mas um assessor dele sumiu com o documento que estava sobre a escrivaninha. Trump nem se deu conta do sumiço. O livro relata que o presidente passa horas fechado no quarto de dormir, assistindo uma TV a cabo. Numa das mãos, o celular, pelo qual dispara mensagens pelo Twitter, que os ministros só conhecerão bem depois, por meio da mídia.

Na Casa Branca, a Casa Civil é ocupada por um almirante da reserva, chamado John Kelly. Pois foi dele o desabafo mais maldoso. Disse a assessores, e eu repito em tradução literal: "não adianta tentar convencer Trump do que quer que seja. Ele é um idiota. Ele é um trem que saiu dos trilhos". Pois é. Estamos diante de um livro que vai dar o que falar. Um resumo saiu agora de manhã na edição online do Washington Post. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais