Vídeos

 
Exclusivo

Livro de Bob Woodward sobre Trump vai dar o que falar

0:00 / 0:00

Imaginem o ministro da Defesa que perde a paciência, ao perceber que o presidente da República não entende informações importantes da área militar. Aconteceu nos Estados Unidos. O ministro era Jim Mattis e o presidente era Donald Trump. Pois Mattis confidenciou a assessores que Trump tinha a idade mental de um garoto de dez ou doze anos.

Esse episódio é narrado por Bob Woodward, repórter que investigou para o Washington Post o escândalo do Watergate. As reportagens que ele fez com um colega levaram, em 1974, à renúncia do presidente Richard Nixon. Pois Woodward acaba de escrever um livro sobre Donald Trump.

É um soco no estômago. O livro se chama "Fear", ou o medo, e conta em 448 páginas a rotina de um presidente despreparado. Trump não tem muita noção das regras para o exercício da função para a qual foi eleito. Certo dia, ele chamou um assessor e deu a seguinte ordem. Mande matar Bashar al-Assad. É o ditador da Síria. Claro que a ordem não foi cumprida. Trump daria uma trombada na Rússia, que é aliada do ditador.

Em outra ocasião, o presidente pediu um decreto para romper os acordos comerciais com a Coreia do Sul. Mas um assessor dele sumiu com o documento que estava sobre a escrivaninha. Trump nem se deu conta do sumiço. O livro relata que o presidente passa horas fechado no quarto de dormir, assistindo uma TV a cabo. Numa das mãos, o celular, pelo qual dispara mensagens pelo Twitter, que os ministros só conhecerão bem depois, por meio da mídia.

Na Casa Branca, a Casa Civil é ocupada por um almirante da reserva, chamado John Kelly. Pois foi dele o desabafo mais maldoso. Disse a assessores, e eu repito em tradução literal: "não adianta tentar convencer Trump do que quer que seja. Ele é um idiota. Ele é um trem que saiu dos trilhos". Pois é. Estamos diante de um livro que vai dar o que falar. Um resumo saiu agora de manhã na edição online do Washington Post. É assim que o mundo gira. Boa noite.


Conteúdo disponível em Jornal da Gazeta .

O Jornal da Gazeta mostra as principais notícias do dia, reportagens exclusivas e análises feitas por comentaristas especializados.