TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

EUA e Coreia do Norte um tom acima

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

EUA e Coreia do Norte um tom acima Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Se fosse para traduzir as palavras em ações, os Estados Unidos e a Coreia do Norte já estariam em guerra. E poderiam ser dois tipos de guerra. O primeiro seria o tipo convencional, com mísseis norte-coreanos despejando dinamite na Ilha de Guam. É uma ilha ao norte da Austrália, e que pertence aos Estados Unidos desde o finzinho do século 19. Entre os 160 mil habitantes, existem os militares e o pessoal técnico de uma base da força aérea americana. O segundo tipo de guerra é muito, mas muito mais perigoso. É a hipótese de a ditadura comunista tentar usar armas nucleares. O Washington Post disse que a Coreia do Norte já fabricou 60 bombas atômicas. E disse também que elas já estão sendo miniaturizadas, para caber na ponta de um foguete. Por enquanto, a ditadura asiática não tem foguetes para atravessar o Pacífico, e atingir o território continental dos Estados Unidos. Mas a questão não é essa. Se acontecer um ataque, os americanos vão reagir. Se for com explosivos convencionais, a coisa vai envolver a Coreia do Sul, o Japão e a China, que é a única aliada dos norte-coreanos. Seria uma guerra convencional limitada àquela região da Ásia. E seria uma imensa tragédia para a economia mundial, porque os chineses estariam na briga. A tragédia de verdade viria com explosivos atômicos. Ao se destruírem, os beligerantes destruiriam todo o planeta. O ditador Kim Jong-un afirmou, ontem, que está pronto para bombardear a Ilha de Guam, e deu até detalhes técnicos. O presidente Donald Trump respondeu hoje que está com o dedo no gatilho. É por enquanto ameaça retórica. O secretário de estado americano, Rex Tillerson, tentou pôr calma no barraco, e afirmou que os americanos poderiam dormir tranquilos. Mas ele foi desmentido pelo porta-voz da Casa Branca. Ou seja, o tom está subindo. Trump é irmão gêmeo de Kim Jong-un quando falamos da irresponsabilidade e da empáfia. Vamos torcer para que os dois continuem apenas xingando um a mãe do outro, e blefando. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais