TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Na diplomacia, Trump faz escolha catastrófica

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Na diplomacia, Trump faz escolha catastrófica Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Uma pessoa sectária pode acreditar que é ruim tudo o que vem de Donald Trump. Ele até poderia formar um governo com conservadores competentes. Mas o sectário continuaria criticando. Feita essa ressalva, eu acho que é ca-tas-tró-fica a escolha de Rex Tillerson para o Departamento de Estado. Trump quis premiar um executivo de sucesso. Tillerson é há dez anos presidente da Exxon, a maior empresa de petróleo dos Estados Unidos. Tem 75 mil empregados em 50 países. Acontece que a Exxon vem trombando de frente com o governo americano, desde que, em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia, e anexou a península da Crimeia. Foi por isso que a União Europeia, e os Estados Unidos. adotaram sanções econômicas contra a Rússia. Isso atrapalhou os negócios da Exxon, que tem investimentos pesados naquele país. É por causa desses investimentos que Tillerson ficou muito amigo de Vladimir Putin. O Departamento de Estado é o Itamaraty americano. A escolha de Tillerson abre um conflito de interesses. E em Washington, quem julga esses conflitos é o Senado. Os senadores precisam aprovar a nomeação do secretário de Estado. Os democratas, que são a minoria de oposição, vão fazer barulho. Mas um barulho maior já começou dentro da bancada republicana, que é em tese aliada de Donald Trump. E dou um exemplo. O senador John McCain foi o candidato republicano, derrotado há oito anos por Barack Obama. Ele declarou que Putin é um assassino e um bandido. E afirmou que está preocupado com a escolha de Tillerson pelo presidente eleito. Mas não é só com a Rússia, que o futuro chefe da diplomacia americana tem rabo preso. Ele colocou a Exxon na linha de frente dos lobistas contra o Acordo de Paris, assinado há um ano, para evitar o aquecimento global. Trump pensa do mesmo jeito. Para os dois, não existe efeito estufa. Vamos então queimar combustíveis fósseis à vontade. Pobres Estados Unidos. E também pobres de nós todos. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais