TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

João Batista Natali / Mistério no desaparecimento do Boeing da Malaysia Airlines

João Batista Natali / Mistério no desaparecimento do Boeing da Malaysia Airlines
Logo do programa
Vamos falar do Boeing da Malaysia Airlines. Estamos há onze dias sem notícias dele. Não me perguntem o que aconteceu. Sei tão pouco quanto vocês ou quanto os especialistas que tratam do assunto. Mas essa história misteriosa já tem uma moral. Nunca, na história recente da humanidade, tantos radares e satélites fizeram o rastreamento de aeronaves. E nunca, na história recente da humanidade, essa parafernália eletrônica foi tão inútil para nos dizer o que aconteceu. Isso afeta a auto-estima de quem confia cegamente na tecnologia. Cadê os 239 passageiros e tripulantes que voavam de Kuala Lumpur a Pequim? Existem hipóteses absurdas. Fala-se que o Boeing aterrissou secretamente no Kazaquistão, para ser usado no futuro em algum atentado terrorista. Existem também coisas esquisitas. Se é verdade que o Boeing voou sete horas, depois de interromper as comunicações com as estações de rastreamento, como é que ele conseguiu desviar dos radares pelo trajeto? O aparelho estava sequestrado? Passageiros e tripulantes já estavam mortos pela fumaça ou por uma súbita despressurização? E como é que a queda não foi testemunhada por nenhum barco em alto mar, ou nenhum camponês no norte da Índia? É possível que nunca tenhamos respostas. Quando não conseguimos resolver um enigma, nós partimos ingenuamente para teorias conspiratórias. É o caso da piada de que o avião foi abduzido por alguma nave de extraterrestres. Há também o precedente do Triângulo das Bermudas, que, aliás, nunca existiu. A maluquice de que uma área do Caribe engolia aviões e embarcações foi inventada por um mentiroso, um jornalista americano, em 1950. Estavam desaparecidos cinco aviões e seis barcos, o primeiro deles em 1918. A verdade, no entanto, é que essa incidência de desaparecimentos é semelhante à de outros mares sujeitos a tempestades equatoriais. E se existir na Ásia um triângulo igual ao das Bermudas? Não explicaria nada. Por instinto fofoqueiro ou curiosidade científica, estamos sempre formulando hipóteses sem pé nem cabeça. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também