TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

João Batista Natali / Mesmo em crise, espanhóis ganham da gente

Vamos falar da Espanha. O Instituto de Estatísticas, de lá, divulgou hoje informações sobre a população espanhola no último mês de janeiro.

João Batista Natali / Mesmo em crise, espanhóis ganham da gente Vamos falar da Espanha. O Instituto de Estatísticas, de lá, divulgou hoje informações sobre a população espanhola no último mês de janeiro.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vamos falar da Espanha. O Instituto de Estatísticas, de lá, divulgou hoje informações sobre a população espanhola no último mês de janeiro. E constatou que a população havia caído pelo segundo ano consecutivo. A queda foi de 400 mil pessoas. Nada de muito trágico para um país com 46 milhões de habitantes. Mas há uma ligação direta entre esse emagrecimento demográfico, e a prolongada crise econômica. Os que pesaram na diminuição foram os imigrantes, que voltaram aos seus países de origem. Num único ano, quase um décimo dos estrangeiros arrumou as malas e foi embora. Entre eles, alemães, ingleses ou belgas. São mão-de-obra qualificada, que fará falta. Os brasileiros formam um grupo pequenininho. Com relação a eles, as informações cobrem um período um pouco diferente. É o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre do ano passado. Pois bem, nesses doze meses, chegaram à Espanha 5.900 brasileiros e saíram 13.500. O que dá um saldo de 7.600 brasileiros a menos. A Espanha faz companhia à Grécia, entre os países da União Europeia que mais sofreram com a crise bancária de 2008. O desemprego continua altíssimo, e atinge um a cada quatro residentes. A crise engoliu a esquerda que governava o país. Em 2011, assumiu a direita, com o primeiro-ministro Mariano Rajoy. Ele também tem dificuldade para equilibrar as contas públicas. Os últimos dados do Banco Central espanhol dizem que a dívida interna ainda está subindo. Ela é hoje igual a 95% do PIB. O governo então corta gastos e gera protestos. Foi o que aconteceu no mês passado, com passeatas e confrontos com a polícia. Mas não vamos exagerar. Até parece que a Espanha está no buraco, e o país rico é o Brasil. Pois aqui vai uma comparação. Em 1975, quando morreu o ditador Francisco Franco, e a Espanha se democratizou, o PIB per cápita espanhol era praticamente igual ao brasileiro. Hoje ele é quase três vezes maior. Em outras palavras, mesmo com a crise, os espanhóis estão bem melhor que a gente. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais