TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

João Batista Natali / Mesmo em crise, espanhóis ganham da gente

João Batista Natali / Mesmo em crise, espanhóis ganham da gente
Logo do programa
Vamos falar da Espanha. O Instituto de Estatísticas, de lá, divulgou hoje informações sobre a população espanhola no último mês de janeiro. E constatou que a população havia caído pelo segundo ano consecutivo. A queda foi de 400 mil pessoas. Nada de muito trágico para um país com 46 milhões de habitantes. Mas há uma ligação direta entre esse emagrecimento demográfico, e a prolongada crise econômica. Os que pesaram na diminuição foram os imigrantes, que voltaram aos seus países de origem. Num único ano, quase um décimo dos estrangeiros arrumou as malas e foi embora. Entre eles, alemães, ingleses ou belgas. São mão-de-obra qualificada, que fará falta. Os brasileiros formam um grupo pequenininho. Com relação a eles, as informações cobrem um período um pouco diferente. É o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre do ano passado. Pois bem, nesses doze meses, chegaram à Espanha 5.900 brasileiros e saíram 13.500. O que dá um saldo de 7.600 brasileiros a menos. A Espanha faz companhia à Grécia, entre os países da União Europeia que mais sofreram com a crise bancária de 2008. O desemprego continua altíssimo, e atinge um a cada quatro residentes. A crise engoliu a esquerda que governava o país. Em 2011, assumiu a direita, com o primeiro-ministro Mariano Rajoy. Ele também tem dificuldade para equilibrar as contas públicas. Os últimos dados do Banco Central espanhol dizem que a dívida interna ainda está subindo. Ela é hoje igual a 95% do PIB. O governo então corta gastos e gera protestos. Foi o que aconteceu no mês passado, com passeatas e confrontos com a polícia. Mas não vamos exagerar. Até parece que a Espanha está no buraco, e o país rico é o Brasil. Pois aqui vai uma comparação. Em 1975, quando morreu o ditador Francisco Franco, e a Espanha se democratizou, o PIB per cápita espanhol era praticamente igual ao brasileiro. Hoje ele é quase três vezes maior. Em outras palavras, mesmo com a crise, os espanhóis estão bem melhor que a gente. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também