TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

João Batista Natali / Costa Rica não surpreende apenas no futebol

Vamos falar da Costa Rica, país pequenininho, que virou notícia pelo desempenho surpreendente no futebol.

João Batista Natali / Costa Rica não surpreende apenas no futebol Vamos falar da Costa Rica, país pequenininho, que virou notícia pelo desempenho surpreendente no futebol.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vamos falar da Costa Rica, país pequenininho, que virou notícia pelo desempenho surpreendente no futebol. Mas a Costa Rica é surpreendente também por outras coisas. Tem um bom sistema público de saúde. As pessoas, por lá, vivem cinco anos a mais que no Brasil. A mortalidade infantil é a metade da brasileira. E mesmo com uma renda per cápita só um pouquinho maior que a nossa, eles têm uma sociedade menos desigual. Só um quinto é pobre. É um país com menos de 5 milhões de habitantes. Ele fica no comecinho da América Central. Tem a Colômbia, o Panamá, e a Costa Rica vem logo em cima. A Costa Rica não tem a mesma história de golpes de Estado, com a morte aos milhares, como em seus vizinhos centro-americanos. O país não tem Forças Armadas. Acabou com elas em 1948, depois de uma curta guerra civil. Sem precisar sustentar um Exército, sobra mais dinheiro para educação. A Costa Rica tem menos de três por cento de analfabetos. No Brasil, são quase quatro vezes mais. A Costa Rica elegeu como presidente, em abril, o historiador de centro esquerda Luis Guillermo Solís. Ele ontem baixou um decreto, em que proíbe que o nome dele apareça em cartazes, com obras do governo, ou em placas de inauguração. Vocês podem pensar que é demagogia. Mas a democracia costa-riquenha tem um poder político menos personalizado. Não gosta muito dessa história de salvadores da pátria, como o Brasil, a Argentina ou a Venezuela. Em 2002 foi descoberto um escândalo de corrupção. Dois ex-presidentes foram parar na cadeia. E para terminar, uma historinha curiosa. Há uns 40 anos, o presidente da Costa Rica era dom Pepe Figueres. Certa tarde ele é informado de que no aeroporto desceu um avião sequestrado. O sequestrador era um estudante da Nicarágua, que queria levar o avião para Cuba. Dom Pepe foi até o aeroporto, entrou no avião, tomou a arma do sequestrador, deu-lhe uns tapas e disse que o sequestrador estava envergonhando o pai e a mãe dele. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais