TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

João Batista Natali / Brasil é o 90º no ranking da liberdade de imprensa

João Batista Natali / Brasil é o 90º no ranking da liberdade de imprensa
Logo do programa
Vamos falar de liberdade de imprensa. Os países em que a mídia é mais livre são a Suécia, a Noruega e a Holanda. E no pé dessa lista, entre os países menos livres, estão Coreia do Norte, Cuba e Irã. A informação está no último relatório da Freedom House, ONG americana que há 73 anos faz esse tipo de levantamento. O estudo dela, anunciado hoje, é pessimista. Diz que a liberdade de imprensa em 197 países ou territórios nunca esteve tão fraca das pernas nos últimos dez anos. O recuo da chamada primavera árabe afetou a livre expressão no Egito, na Líbia e na Jordânia. A imprensa de países como a Turquia ou a Ucrânia, essa última por motivos óbvios, também enfrenta dificuldades. O fato é que apenas 14 por cento da população mundial têm hoje o privilégio de consumir informações sem nenhuma censura de governos, interesses étnicos e religiosos. Uma das surpresas foi a queda em cinco posições do Reino Unido, por causa das medidas contra o jornal The Guardian. Ele foi o primeiro a publicar documentos vazados por Edward Snowden, o hacker que entrou nos arquivos dos serviços de inteligência americanos. Na América Latina, apenas a Costa Rica e o Uruguai apresentam um padrão de excelência em liberdade. Entre os nossos vizinhos, a Venezuela tem o perfil de uma ditadura, em razão do controle da mídia pelo governo bolivariano. A Argentina também vai mal. E nós, no Brasil? Pois não estamos muito bem na foto. Ocupamos a posição número 90, pertinho das Filipinas, Peru e Moçambique, que não são exemplos absolutos de democracia. O relatório da Freedom House menciona a morte de jornalistas durante as manifestações de rua do ano passado. E também critica processos judiciais contra blogueiros, e a pressão dos governos contra o noticiário na internet. Em resumo, a liberdade de informação continua a correr sérios riscos, aqui e lá fora. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também