TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

João Batista Natali / Brasil é o 90º no ranking da liberdade de imprensa

Vamos falar de liberdade de imprensa. Os países em que a mídia é mais livre são a Suécia, a Noruega e a Holanda.

João Batista Natali / Brasil é o 90º no ranking da liberdade de imprensa Vamos falar de liberdade de imprensa. Os países em que a mídia é mais livre são a Suécia, a Noruega e a Holanda.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vamos falar de liberdade de imprensa. Os países em que a mídia é mais livre são a Suécia, a Noruega e a Holanda. E no pé dessa lista, entre os países menos livres, estão Coreia do Norte, Cuba e Irã. A informação está no último relatório da Freedom House, ONG americana que há 73 anos faz esse tipo de levantamento. O estudo dela, anunciado hoje, é pessimista. Diz que a liberdade de imprensa em 197 países ou territórios nunca esteve tão fraca das pernas nos últimos dez anos. O recuo da chamada primavera árabe afetou a livre expressão no Egito, na Líbia e na Jordânia. A imprensa de países como a Turquia ou a Ucrânia, essa última por motivos óbvios, também enfrenta dificuldades. O fato é que apenas 14 por cento da população mundial têm hoje o privilégio de consumir informações sem nenhuma censura de governos, interesses étnicos e religiosos. Uma das surpresas foi a queda em cinco posições do Reino Unido, por causa das medidas contra o jornal The Guardian. Ele foi o primeiro a publicar documentos vazados por Edward Snowden, o hacker que entrou nos arquivos dos serviços de inteligência americanos. Na América Latina, apenas a Costa Rica e o Uruguai apresentam um padrão de excelência em liberdade. Entre os nossos vizinhos, a Venezuela tem o perfil de uma ditadura, em razão do controle da mídia pelo governo bolivariano. A Argentina também vai mal. E nós, no Brasil? Pois não estamos muito bem na foto. Ocupamos a posição número 90, pertinho das Filipinas, Peru e Moçambique, que não são exemplos absolutos de democracia. O relatório da Freedom House menciona a morte de jornalistas durante as manifestações de rua do ano passado. E também critica processos judiciais contra blogueiros, e a pressão dos governos contra o noticiário na internet. Em resumo, a liberdade de informação continua a correr sérios riscos, aqui e lá fora. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais