TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

João Batista Natali / Acordo com o Irã cria problemas para Obama

Vamos falar hoje do Irã. E a notícia é boa.

João Batista Natali / Acordo com o Irã cria problemas para Obama Vamos falar hoje do Irã. E a notícia é boa.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vamos falar hoje do Irã. E a notícia é boa. Foi anunciado anteontem o detalhamento de um acordo para que o governo daquele país abandone o plano de produzir a bomba atômica. O acordo deve entrar em vigor já nesta segunda-feira. Ele diz que o Irã fica autorizado a enriquecer urânio em até 5%. É o que basta para produzir eletricidade. Deverá engavetar a ideia de enriquecimento em 90%, o que já seria a matéria-prima para a bomba nuclear. Os interlocutores do Irã são os membros permanentes do Conselho de Segurança, e mais a Alemanha. Corre por fora a Agência Internacional de Energia Atômica, que é ligada à ONU e tem os inspetores para fazer a fiscalização. Em troca das concessões, a república islâmica deverá recuperar mais de 4 bilhões de dólares que estavam congelados no Ocidente. E poderá, aos poucos, normalizar seu comércio com os Estados Unidos, China, Rússia, Índia e União Europeia. Se tudo aconteceu agora com tanta facilidade, por que é que o Irã não recuou bem antes? A resposta é simples. O regime islâmico esgotou seu modelo de ditadura. Ter petróleo não basta. Ele precisa se livrar das sanções econômicas, pôr fim ao isolamento que vem de 1979 e ganhar oxigênio comercial e tecnológico para sobreviver. Quem manda no país é o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei. O presidente, Hassan Rouhani, é quase um figurante. A Arábia Saudita está preocupada. O fortalecimento diplomático do Irã não é bom para os muçulmanos sunitas. O Irã é xiita, tanto quanto o atual governo do Iraque. Os xiitas também dão as cartas na Guerra Civil da Síria e são fortes no Líbano. Quem também não gostou da história foi o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. Ele cometeu ontem a deselegância de tocar no assunto, no discurso dos funerais do ex-premiê Ariel Sharon. Barack Obama sai ganhando com o acordo. Mas criou dois problemas. O primeiro é convencer o Senado a não votar sanções preventivas contra o Irã. E o segundo será o de encontrar uma nova forma de convivência com Israel e com a Arábia Saudita, os maiores aliados americanos no Oriente Médio. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Tema: Política internacional
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais