TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Inglaterra festeja 90 anos da rainha Elizabeth

Pois é. A rainha Elizabeth 2a completa hoje 90 anos.

Inglaterra festeja 90 anos da rainha Elizabeth Pois é. A rainha Elizabeth 2a completa hoje 90 anos.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Pois é. A rainha Elizabeth 2a completa hoje 90 anos. É a celebridade mais antiga da vida política internacional. Foi coroada em 1953. Está com a coroa na cabeça há 63 anos. E já superou, em longevidade, a rainha Vitória, que foi o símbolo do império e do imperialismo britânico no século 19. Elizabeth 2a não tem nenhum poder. Ela é chefe de Estado, e não chefe de governo. Quem manda no Reino Unido é o primeiro-ministro. Ela é também a chefe de Estado de países como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia. Também não manda nada. Mas as leis aprovadas pelos parlamentos desses países apenas são publicadas com a assinatura dela, ou de um governador a quem ela tenha dado procuração. Pensando friamente, monarquia é uma instituição antiquada, anacrônica. Mas n&ati lde;o é bem esse o bom raciocínio. Os britânicos gostam da rainha. Em qualquer canto da Inglaterra, o palavrão mais ofensivo não é xingar a mãe do outro. É xingar a rainha. E não é verdade que a monarquia seja uma instituição que custe muito dinheiro para o contribuinte. Os bens da família de Windsor são administrados pelo Estado. E a renda anual desse patrimônio é bem maior que a mesada anual que o Estado entrega para esse monte de príncipes e princesas. Elizabeth 2a abandonou poucas vezes a neutralidade política. Criticou a atuação britânica na retomada do Canal de Suez, em 1956.Tomou partido pelo país dela, contra a Argentina, na Guerra das Malvinas, em 1982. E criticou o alto desemprego nos tempos da primeira-ministra Margaret Thatcher. A vida familiar da rainha tem sido confusa. A irmã dela, princesa Margaret, foi uma colecionadora de amantes. E o filho mais velho e herdeiro, o príncipe Charles, casou-se com Lady Di, que morreu com o amante em Paris. Foi aquele acidente de carro, em 1996. Mas tudo isso não tem muita importância. Porque hoje, 21 de abril, os ingleses de esquerda e direita, cristãos ou muçulmanos, estão unidos para gritar, Viva a Rainha. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais