TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Ignorância boçal e fascistóide avança se não há informação e opinião plural

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Ignorância boçal e fascistóide avança se não há informação e opinião plural

Ignorância boçal e fascistóide avança se não há informação e opinião plural Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Ignorância boçal e fascistóide avança se não há informação e opinião plural
Logo do programa Jornal da Gazeta
O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi novamente hostilizado em público. Agora no restaurante Trio, em São Paulo, onde almoçava com a família.

A cena está na internet. Um cidadão, facilmente identificável, chama o ex-ministro de "ladrão".

Qualquer cidadão tem direito à crítica. Mas quando se diz que alguém é "ladrão" é preciso provar a acusação. Nesse episódio resta alternativa para os envolvidos.

O ex-ministro tem o dever de processar quem o xingou. E quem gritou e repetiu "ladrão" deve provar a acusação.

Se Mantega não processar quem o ofendeu de tal maneira carregará a pecha e voltará a ser alvo de tais acusações... Cada um faz suas escolhas.

Esse clima, obviamente, tem a ver com o noticiário e edições e reedições de trechos de delações sobre corruptores e corruptos.

Com as manchetes e seus receptores, também obviamente, fazendo suas escolhas.

Protesto e críticas duras são direitos de cada cidadão... Mas têm proliferado, e não como fruto do acaso, ameaças e agressões.

Para citar recentes, as ameaças de morte contra Jô Soares e o escritor Fernando Morais. Nas ruas e redes sociais, ameaças e agressões a jornalistas, e não apenas, são cotidianas.

Parta de onde partir, militante de qual organização for, à direita ou à esquerda, ameaças quase sempre feitas por gente profundamente ignorante e boçal.

Quando não tipos lombrosianos, como o espertalhão néscio que se vende... "revoltado".

Protesto individual e coletivo, crítica até feroz, são necessidade em qualquer sociedade.

Já indivíduos ou grupos que projetam suas frustrações, recalques e ressentimentos em toda e qualquer "Autoridade" ... isso é doença e requer tratamento.

Protestos, ação crítica individual ou coletiva fazem avançar sociedades quando produto da informação de origem plural, do saber pelo vivido, pelo apreendido.

É imprescindível informação verdadeiramente plural, que não esteja condicionada por interesses de grupos de poder, sejam eles econômicos e/ou políticos.

Quando informação e opinião não são plurais, fator vital para sociedades democráticas, predomina a ignorância boçal e prepotente, a ação fascistóide.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais