TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Ignorância boçal e fascistóide avança se não há informação e opinião plural

Ignorância boçal e fascistóide avança se não há informação e opinião plural
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi novamente hostilizado em público. Agora no restaurante Trio, em São Paulo, onde almoçava com a família.

A cena está na internet. Um cidadão, facilmente identificável, chama o ex-ministro de "ladrão".

Qualquer cidadão tem direito à crítica. Mas quando se diz que alguém é "ladrão" é preciso provar a acusação. Nesse episódio resta alternativa para os envolvidos.

O ex-ministro tem o dever de processar quem o xingou. E quem gritou e repetiu "ladrão" deve provar a acusação.

Se Mantega não processar quem o ofendeu de tal maneira carregará a pecha e voltará a ser alvo de tais acusações... Cada um faz suas escolhas.

Esse clima, obviamente, tem a ver com o noticiário e edições e reedições de trechos de delações sobre corruptores e corruptos.

Com as manchetes e seus receptores, também obviamente, fazendo suas escolhas.

Protesto e críticas duras são direitos de cada cidadão... Mas têm proliferado, e não como fruto do acaso, ameaças e agressões.

Para citar recentes, as ameaças de morte contra Jô Soares e o escritor Fernando Morais. Nas ruas e redes sociais, ameaças e agressões a jornalistas, e não apenas, são cotidianas.

Parta de onde partir, militante de qual organização for, à direita ou à esquerda, ameaças quase sempre feitas por gente profundamente ignorante e boçal.

Quando não tipos lombrosianos, como o espertalhão néscio que se vende... "revoltado".

Protesto individual e coletivo, crítica até feroz, são necessidade em qualquer sociedade.

Já indivíduos ou grupos que projetam suas frustrações, recalques e ressentimentos em toda e qualquer "Autoridade" ... isso é doença e requer tratamento.

Protestos, ação crítica individual ou coletiva fazem avançar sociedades quando produto da informação de origem plural, do saber pelo vivido, pelo apreendido.

É imprescindível informação verdadeiramente plural, que não esteja condicionada por interesses de grupos de poder, sejam eles econômicos e/ou políticos.

Quando informação e opinião não são plurais, fator vital para sociedades democráticas, predomina a ignorância boçal e prepotente, a ação fascistóide.

Veja também