TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Horror e vergonha misturam-se em Auschwitz

Auschwitz é uma das grandes vergonhas da humanidade.

Horror e vergonha misturam-se em Auschwitz Auschwitz é uma das grandes vergonhas da humanidade.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Auschwitz é uma das grandes vergonhas da humanidade. Nesta terça-feira, completam-se 70 anos que esse campo de concentração foi libertado pelo Exército da União Soviética. Ali foram mortas um milhão e 100 mil pessoas. O campo foi construído na Polônia ocupada pelos alemães. Servia em 1940 para judeus e militantes da oposição polonesa. A imagem de Auschwitz é um horror que corresponde à verdade. Mas apenas a uma parte da verdade. Os campos de concentração não serviam apenas para o matar judeus. Eles funcionavam também como unidades de produção. Como a população masculina do Terceiro Reich tinha sido recrutada pelo Exército, as fábricas precisavam de mão-de-obra para funcionar. Foram as indústrias alemãs que construíram os campos de concentração. E quem trabalhava neles eram os perseguidos pelo nazismo. Eles trabalhavam como escravos. O nazismo perseguiu judeus. Matou mais de seis milhões. Mas o nazismo ainda perseguiu comunistas, socialistas, ciganos e homossexuais. Eram todos internados, em condições precárias de nutrição e de higiene. Vocês conhecem a jovem holandesa chamada Anne Frank, autora de um conhecidíssimo diário. Ela era judia e não chegou a ser mandada para as câmaras de gás. Morreu em Auschwitz de tifo. Os alemães mataram judeus dentro e fora dos campos de concentração. Os judeus da Ucrânia eram assassinados com um tiro na nuca, ao lado de valas comuns em que os cadáveres eram atirados. Foram velhos, mulheres e crianças. O holocausto foi judaico. Mas também foi uma operação hedionda de eliminação física de prisioneiros de guerra, de dissidentes, de militantes da esquerda. Na entrada de Auschwitz havia a inscrição: "Arbeit macht frei". O trabalho liberta. Era humor negro dos canalhas nazistas. Ninguém queria libertar coisa nenhuma. Era a intolerância, a fúria homicida. Estamos diante de um dos maiores horrores da história. É assim que o mundo gira.

Veja também