TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A bem-comportada Hillary contra o tosco Trump

E entramos na reta da campanha para as eleições de verdade, no dia 8 de novembro.

A bem-comportada Hillary contra o tosco Trump E entramos na reta da campanha para as eleições de verdade, no dia 8 de novembro.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Pois então chegamos ao fim das eleições primárias americanas. E entramos na reta da campanha para as eleições de verdade, no dia 8 de novembro. Seria bom se agora começasse o debate, entre de um lado a democrata Hillary Clinton, e, de outro, o republicano Donald Trump. Mas eu não acredito que entre os dois existirá um confronto consistente de ideias. Vai ser um confronto de ofensas e chavões. Não por culpa de Hillary, que é uma senhora bem-comportada, uma pessoa do establishment político. Mas por culpa de Donald Trump. Ele é o candidato do patriotismo tosco. Acredita na superioridade do Americano protestante e branco. Tem preconceito contra os imigrantes. Trump concebe o país como uma estrutura de interesses culturais voltada para dentro, sem precisar negociar e fazer concessões com os países estrangeiros. Mas agora Hillary Clinton também vai passar por alguns problemas sérios. Ela deverá pôr tempero no liberalismo que defende para a economia. Precisará incorporar algumas das ideias de Bernie Sanders, o senador de centro-esquerda que fez bonito nas primárias democratas, e que representa o eleitorado mais jovem, o eleitorado mais carente de direitos econômicos e sociais. Hillary tem de tudo para se sair bem. Ela reúne desde já 70 por cento do eleitorado feminino. E poderá ser a primeira mulher como chefe da Casa Branca, onde aliás ela já morou por oito anos, nos tempos em que o marido dela, Bill Clinton, era o presidente dos Estados Unidos. Mas não é por causa dela que precisamos preparar o estômago. É por causa dele, de Donald Trump. A mídia será bombardeada por esse representante do conservadorismo vazio de cultura. Desse candidato que preocupa a União Europeia, e que só inspira simpatia nos governos da Rússia e da China. Normalmente, todos nós aprendemos alguma coisa com as campanhas eleitorais. Não será o caso de Donald Trump. Ele é desde agora o candidato do mais puro e previsível besteirol. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais