TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Grã-Bretanha faz primeiro ataque ao Estado Islâmico na Síria

Temos novidade na Síria. Durante a madrugada de hoje, quatro caças britânicos bombardearam instalações de petróleo controladas pelo Estado Islâmico.

Grã-Bretanha faz primeiro ataque ao Estado Islâmico na Síria Temos novidade na Síria. Durante a madrugada de hoje, quatro caças britânicos bombardearam instalações de petróleo controladas pelo Estado Islâmico.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Temos novidade na Síria. Durante a madrugada de hoje, quatro caças britânicos bombardearam instalações de petróleo controladas pelo Estado Islâmico. Ou seja, o Reino Unido entrou na briga. Até agora, o grupo radical muçulmano vinha sendo bombardeado pelos Estados Unidos e pela França. O grupo também é bombardeado pela Rússia. Mas o objetivo principal dos russos não é atingir os terroristas. Os russos querem ajudar o ditador Bashar Al Assad, nessa horrorosa Guerra Civil, que já dura quase cinco anos e que já matou 250 mil. Mas vejamos a novidade da participação britânica. O Parlamento aprovou os bombardeios ontem à noite. Em pouco mais de uma hora, decolavam os primeiros caças Tornado de uma base da ilha de Chipre. Existem aqui duas questões paralelas. A primeira está em destruir as fontes que permitem o Estado Isl âmico de ganhar dinheiro. O petróleo é para eles fundamental. Mas é também preciso destruir os contrabandistas que compram o combustível. A Rússia diz que essa gente funciona com a cumplicidade do governo da Turquia. É claro que o governo turco diz que é mentira. A segunda questão é a militar. Não dá para destruir o Estado Islâmico com bombardeios aéreos. Nem com os caças e mísseis de última geração, nem com os drones, aqueles aviõezinhos que não têm piloto e que são guiados por controle remoto. O grupo terrorista é esperto. Uma entidade humanitária respeitada, o Observatório Sírio de Direitos Humanos, diz que os terroristas vivem misturados à população civil. Os civis funcionam como um escudo de proteção. E por detrás disso tudo existe o argum ento bem colocado, ontem à noite, pelo líder da oposição trabalhista no Parlamento de Londres. Quanto mais se bombardeiam os territórios do Estado Islâmico na Síria ou no Iraque, maior é a motivação para que os terroristas respondam com novos atentados. Os franceses sabem do que eu estou falando, por causa dos atentados de Paris de 13 de novembro. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais