TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Governo na pindaíba deverá socorrer Petrobras

Hoje, o governo tentou vender o direito de explorar áreas de exploração de petróleo.

Governo na pindaíba deverá socorrer Petrobras Hoje, o governo tentou vender o direito de explorar áreas de exploração de petróleo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Hoje, o governo tentou vender o direito de explorar áreas de exploração de petróleo. É um leilão. As empresas interessadas disputam, por meio de lances, a possibilidade de achar e explorar petróleo. Pois bem. Apenas 14% das áreas foram vendidas.
É um sinal de várias crises. Primeiro, o preço mundial do petróleo está em enorme baixa. Segundo, faltou disputa. A Petrobras, em geral a grande interessada e vencedora, não deu lance nenhum.
Um dos motivos do desinteresse da Petrobras é que a empresa está mal das pernas, até cortando investimentos e vendendo ativos. Está superendividada. A dívida cresceu muito por causa do governo Dilma 1 e porque os débitos são em dólar, tendo crescido muito por causa da alta da moeda norte-americana. A empresa vai mal, claro, também por causa do escândalo escandaloso do Petrolão, que acabou de arrebentar o crédito da empresa, que tem de pagar juros cada vez mais altos por ser tão endividada, por causa da má gestão, por causa da corrupção e por que o próprio Brasil vai mal das pernas.
Para piorar, hoje também, o FMI, o Fundo Monetário Internacional, chamou a atenção para esse imenso problema. O FMI soltou um documento sobre o assunto, durante sua reunião anual. O Fundo disse que estatais superendividadas aumentam o descrédito do governo e, portanto, os juros que esse governo têm de pagar para tomar empréstimos. É também o caso do Brasil.
Por quê? No mercado, há a opinião de que talvez o governo tenha de colocar dinheiro na Petrobras, pois o endividamento da empresa cresceu tanto que, talvez, ela não tenha como tomar mais empréstimos e refinanciar sua dívida a um preço razoável. Como o governo já está na pindaíba, colocar dinheiro na estatal pioraria ainda mais a situação. Governos endividados, como se sabe, pagam mais juros para tomar empréstimos.
O risco Petrobras foi um dos fatores que ajuda a piorar a crise financeira do Brasil, a alta recente de juros e dólar. Ao mesmo tempo, a crise brasileira piora a situação da Petrobras. Outra situação de cruz e caldeirinha.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais