TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Governo consegue fazer besteira em grande estilo

Muita gente que está tentando registrar empregados domésticos para pagar INSS e FGTS não está conseguindo, como todo mundo sabe.

Governo consegue fazer besteira em grande estilo Muita gente que está tentando registrar empregados domésticos para pagar INSS e FGTS não está conseguindo, como todo mundo sabe.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Muita gente que está tentando registrar empregados domésticos para pagar INSS e FGTS não está conseguindo, como todo mundo sabe. O prazo para pagar as contribuições trabalhistas vence na sexta-feira.
Até ontem, o governo dizia, com a arrogância dos burocratas incompetentes, que não iria mudar nada. Agora, no final da tarde de hoje, parece que iriam arrumar uma solução. O ministro da Fazenda pediria à presidente que baixasse uma medida provisória ou algum outro papel legal prorrogando o prazo de pagamento. O prazo deve ser prorrogado até o final deste mês.
Caso o governo não prorrogue o prazo e o empregador não consiga fazer e imprimir a guia de pagamento até dia 7, paga multa. Se atrasar, tem multa de 0,33% ao dia de atraso.
Apenas neste ano os trabalhadores domésticos passaram a ter direitos quase iguais a quem trabalha com carteira assinada. Trabalhadoras domésticas, pois a imensa maioria é mulher. Antes, eram pessoas legalmente discriminadas, uma selvageria institucionalizada.
Agora, que a mudança enfim era para valer, com o pagamento de direitos como o FGTS, o governo conseguiu fazer besteira em grande estilo. O empregador que quer cumprir a lei, pagar os direitos, não consegue imprimir a guia de pagamento, porque o site e-Social funciona só de vez em quando, em especial no meio da madrugada.
O que aconteceu? O governo até agora não fez a gentileza de explicar. O responsável pelo sistema é uma empresa pública, o Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados. Levou mais de R$ 6 milhões para fazer o serviço. Até agora, diz apenas que o "sistema está instável" por excesso de usuários, aquela explicação burocrática que recebemos todas a vezes que uma grande organização, pública e privada, quer nos enrolar sem ao menos um pedido de desculpas e, muito menos, reparação de tempo perdido e prejuízos.
Foi essa, arrogância sem ao menos um pedido de desculpas, a atitude do governo até ontem. Foi preciso haver escândalo nacional para o governo se mexer. Enfim, alguém vai ser punido ou vai ficar por isso mesmo?
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais