TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Governo Temer quer uma agenda positiva

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Governo Temer quer uma agenda positiva Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O governo quer mostrar serviço, No apagar das luzes de 2016 podemos ter o esboço de uma reforma financeira e também trabalhista. O Banco Central deve avançar com medidas que foram apresentadas no pacote da semana passada, com o objetivo de reduzir os juros, principalmente, dos cartões. Para isso deve ser autorizada a cobrança de valores diferentes, dependendo da forma de pagamento das compras, o uso de uma mesma máquina para as várias bandeiras de cartões, além da redução do prazo de reembolso dos recursos, para comerciantes e prestadores de serviços. Também deve ser formalizado o uso do cadastro positivo, para que bons pagadores tenham acesso ao crédito mais barato. Por outro lado, deve aumentar prazo e vincular as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito Agrícola às respectivas áreas, evitando que instituições emitam esses papéis apenas para usufluir da isenção tributária. Para ampliar mais o crédito para o setor, ainda deve ser regulamentada a Letra Imobiliária Garantida. Entre as medidas de mais longo prazo pode ser retomada a conversa sobre a autonomia do Banco Central, pra reafirmar a independência das decisões sobre os juros, e a redução do crédito direcionado, como do BNDES, que enfraquece a política do BC, quando quer aumentar ou reduzir a liquidez do sistema. Já em em relação às regras trabalhistas, o governo pode criar uma jornada intermitente, com contratação por hora trabalhada, sem jornada ou dias fixos, aumentar o prazo de contratação temporária e dar maior flexibilidade às negociações. Essas mudanças são mais questionadas, pelo risco de o imediatismo, num momento de fragilidade do emprego, estabelecer maior informalidade, com menos segurança para os trabalhadores. O governo quer estabelecer uma agenda positiva e é importante que faça isso, já que as perspectivas para a retomada do crescimento continuam piorando. Mas é preciso cuidado para que a busca por resultados de curto prazo não gerem efeitos estruturais mais negativos. No caso do crédito, o que fará mais diferença será a redução dos juros básicos e o aumento da confiança, que depende de mudanças muito maiores da economia. Assim como o emprego também depende da confiança e da própria retomada do crescimento. Eu volto na quinta. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais