TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Governo do Rio é uma zorra total faz tempo

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Governo do Rio é uma zorra total faz tempo Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Como foi acontecer tamanha desgraça no Estado do Rio de Janeiro? O governo do Estado quebrou. Não tem como pagar salário, gasolina de carro de polícia, material para hospitais. Um terror.
Como a gente acabou de ver, funcionários públicos, aposentados e quem recebe pensão de servidor vão pagar mais imposto para o governo.
No caso dos aposentados e servidores, 30%. Isso equivale a quase quatro meses de aposentadoria. É como se eles deixassem de receber por quatro meses. No caso do servidores, o aumento do imposto sobre os salários equivale a cerca de dois meses e meio de salário por ano.
Qual o motivo dessa catástrofe? Isso pode acontecer em São Paulo ou no Brasil?
Primeiro, o caso do Rio.
A receita de impostos do governo estadual caiu, por causa da crise. Mas caiu em todos os Estados. Por que num grupo de Estados, chegou-se ao ponto da quebradeira?
O governo do Rio, de Sérgio Cabral e, depois, de Pezão, ambos do PMDB, gastaram demais nos anos de vacas gordas. Aumentaram demais os salários e o número de servidores.
Também importante, o governo deu isenção de impostos para empresas que fossem para o.
Terceiro, o Rio confiou que a receita que vem da exploração do petróleo seria alta para sempre. O Rio recebe mais dinheiro que outros Estados da indústria do petróleo, os royalties e outras receitas. Em 2014, o barril do petróleo custava mais 110 dólares. No ano passado, chegou a custar 40 dólares.
Além do mais, a crise da Petrobras e do setor do petróleo, arruinados por Dilma Rousseff, fizeram todo esse negócio entrar em crise, com menos investimento e emprego.
Além do mais, o Rio é um dos Estados mais endividados do país, junto com o Rio Grande do Sul e Minas.
O governo do Rio é uma zorra total, faz tempo.
Isso pode acontecer em São Paulo? Muito improvável. As finanças do Estado estão mais ou menos organizadas.
No Brasil pode acontecer tal calamidade? A coisa está muito feia. Mas nem de longe parecida com a situação do Rio. Além do mais, o governo federal ainda pode se endividar para cobrir buracos, mas cada vez menos. Enfim, está tomando medidas para diminuir o rombo deixado pelo governo Dilma.
Mas há mais Estados e prefeituras na pindaíba. Essa crise ainda vai deixar muito governo pelo Brasil quebrado.

Veja também