TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Governo precisa cortar mais gastos

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Governo precisa cortar mais gastos Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Talvez agora a gente saiba quanto os juízes brasileiros ganham de verdade. Carmen Lúcia mandou os tribunais do país inteiro entregarem as folhas de pagamento dos juízes.
Cármen é a presidente do Supremo Tribunal Federal, portanto a chefe do Poder Judiciário.
Até ela tem dificuldade de saber quanto ganham os juízes. Não era para tanto. Por lei, o maior salário de funcionário público no Brasil é de 33 mil reais. Mas um monte de penduricalhos, auxílios e até mamatas fazem o salário de juízes ir para 40 mil, 50 mil, em alguns casos muito além disso, o dobro.
Não é só no Judiciário. No Ministério Público, no salário dos procuradores, também tem disso.
Muito bem. Isto posto, colocar um limite no salário dessa gente resolve o problema da pindaíba do governo, quase quebrado? Não.
É preciso cortar gasto em qualquer parte, até porque falta dinheiro para muita coisa essencial. No entanto, mesmo as extravagâncias dos salários das excelências são uma gota no oceano do gasto federal.
O governo acaba de dizer que, se conseguir que os salários não ultrapassem o teto, o limite, legal, no ano que vem poupa menos que um bilhão de reais. É dinheiro, claro. Mas, apenas na Previdência, gasta-se 560 bilhões de reais. Só o aumento do gasto da Previdência neste ano será de uns 40 bilhões.
O gasto com a Previdência dos servidores está para lá de 120 bilhões de reais por ano.
Apenas esses gastos previdenciários levam mais de metade da despesa do governo federal, que é de 1 trilhão e 200 bilhões.
Então, por mais que seja justo e necessário cortar coisas como o gasto malandro com salários de servidor rico, isso não vai resolver o problema das contas do governo. Os maiores gastos são com Previdência. Mesmo que se aumente imposto para pagar a conta, ela não fecha, porque o gasto da Previdência está crescendo brutalmente todo ano, pois os brasileiros estão envelhecendo rápido e, na média, se aposentam cedo.
Aí que está o problema maior. Se não resolvermos, não vai ter dinheiro nem para pagar a Previdência, no futuro.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais