TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Governo federal corre atrás do ajuste fiscal

O objetivo era evitar uma crise ainda mais rápida e violenta no país.

Governo federal corre atrás do ajuste fiscal O objetivo era evitar uma crise ainda mais rápida e violenta no país.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Daqui a pouco, a gente chega na metade do ano. Até agora, na economia, o governo praticamente fez uma coisa só, e olhe lá: tentou aprovar um plano de reduzir gastos e aumentar a receita de impostos. O objetivo era evitar uma crise ainda mais rápida e violenta no país.
As coisas vão ser muito diferentes, no resto do ano, no governo e na economia? Vão, mas não vai acontecer grande coisa.
O governo vai acabar de aprovar o plano de arrumação das suas contas que mandou para o Congresso, nos próximos dias. Depois, vai implementar os cortes. O que vai causar ainda muita chiadeira. No que sobrar do ano, vai tentar apresentar um plano para fazer o país andar um pouquinho.
Isto é, o plano de concessões de estradas, aeroportos e ferrovias para empresas privadas. Mas o plano não deve andar neste ano, pois falta tempo e falta dinheiro e empresas para tocar a coisa adiante, em parte porque as empreiteiras estão muito envolvidas em escândalos de corrupção e muitas estão quase quebradas. Logo, o plano de entrega de obras para a iniciativa privada começa a andar mesmo no ano que vem. E no final do ano, o governo começa a apresentar o plano de corte de gastos para o ano que vem.
No lado da economia real, a produção e o emprego vão continuar diminuir. O segundo trimestre deve ser o pior do ano. Mas as coisas não começam a melhorar a partir de julho. Apenas param de piorar. Alguma melhora deve ser sentida a partir de setembro.
As previsões para a recessão deste ano estão piorando. O governo fala em recessão de pouco mais de 1%. Mas a economia deve encolher quase 2% neste ano, o pior resultado em quase um quarto de século. No ano que vem, o país volta a crescer um pouquinho. Quanto? Por enquanto, é difícil acreditar muito em previsões, pois 2016 está longe. Mas, por ora, as previsões são de que, no ano que vem, a economia cresce, mas não o bastante para retomar o terreno perdido em 2015.
Vai ser uma travessia longa e difícil.
Leia mais sobre: