TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Governo deve resultados mais efetivos

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Governo deve resultados mais efetivos Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
As contas do governo sempre começam o ano com saldos melhores, no embalo do aumento de atividade dá época do Natal e dá injeção do décimo terceiro na economia. Mesmo assim a Receita ainda continuou refletindo a fraca atividade. O que fez diferença ainda foram receitas extraordinárias, como dos royalties do petróleo, com a alta do preço no exterior. O fato é que mesmo com todo o ânimo em torno do ajuste fiscal, por enquanto, ele é mais uma promessa. Promessa de que os gastos não vão subir acima da Inflação passada o que, neste ano, com a inflação em queda tem pouco efeito. E promessa de reformas, principalmente dá Previdência, que é a maior fonte de rombo das finanças, cuja aprovação vai depender de muita negociação política. Esses desafios que o governo se propôs terão impacto em prazo mais longo. O desafio por ora é garantir a meta deste ano, que é de um déficit de 139 bilhões, o que pode exigir maior contenção de despesas, com o País ainda em crise, desemprego elevado e baixo nível de investimentos. A expectativa é que a esperada retomada de atividade assegure maior de receita, assim como as concessões de infraestrutura e a nova repatriação de recursos. O governo conseguiu inverter o sinal das expectativas, ao propor uma gestão mais responsável das finanças. Mas está devendo resultados mais efetivos, que não dependam de manobras de resultado rápido. O que também inclui a não correção dá tabela do imposto de renda, que não passa de um aumento disfarçado dá carga tributária. Eu volto na próxima quinta. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais