TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Finanças públicas continuam quebradas

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Finanças públicas continuam quebradas Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Após a divulgação, na semana passada, das negociações que estariam ocorrendo entre o governo e a Câmara para uma alteração na Constituição, no que se refere à chamada regra de ouro, e toda a repercussão negativa que houve, pelas indicações de que o governo não teria como entregar o que prometeu em termos de ajuste das contas públicas, veio uma operação abafa.

A coletiva hoje foi exatamente isso. Os ministros da Fazenda e do Planejamento fizeram questão de dizer que não estavam pensando em mexer na regra de ouro com o objetivo de ter mais espaço pra gasar. Também salientaram que o mais importante agora é a aprovação da reforma da Previdência, que pode viabilizar um ajuste mais estrutural das finanças públicas, em prazo maior. E ainda observaram que o orçamento deste ano foi fechado já levando em conta a PEC dos gastos, que proibe o aumento das despesas além da inflação do ano anterior - o que neste ano dá 3% de aumento -, e também considerando a meta fiscal, que é de um déficit de 159 bilhões de reais. Só que eles também admitiram que o assunto poderá vir a ser tratado pensando em 2019, já no próximo governo.

Querendo ou não, isso mostra uma preocupação com a não aprovação da Reforma e a possibilidade de entregarem um quadro fiscal muito difícil, talvez, até pior do que o de agora. O novo governo, logo de início, pode ter dificuldade tanto para respeitar a PEC dos Gastos como a regra de ouro. Como são determinações constitucionais, o desrespeito pode levar, inclusive, a um processo de impeachment. O fato é que o País continua com as finanças quebradas.

O atual governo não está mesmo conseguindo entregar o que prometeu. A aprovação da Reforma da Previdência é bem duvidosa e cumprir a meta de um rombo de 159 bilhões de reais não é uma grande vantagem, até porque essa meta teve ser bem ampliada quando se percebeu que as despesas e a receita não teriam a evolução esperada. E olha que o cumprimento desta meta ainda não está garantido.

É preciso ver se o BNDES fará mesmo a devolução dos 130 bilhões de reais que está devendo e o governo ainda terá de obter, do Supremo, a autorização para adiar o reajuste do funcionalismo e ampliar a contribuição dos servidores, conforme Medida Provisória que teve a tramitação suspensa pelo ministro Lewandowski.

O cobertor continua muito curto. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais