TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Falta emprego com carteira assinada

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Falta emprego com carteira assinada Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
No mercado de trabalho, o resumo da ópera deste ano é o seguinte: 2017 foi um ano em que teve mais gente empregada do que em 2016. Mas trabalhando em empregos piores. A maioria, ganhando na média tanto quanto no ano passado.
É que dá pra resumir pela pesquisa de emprego do IBGE até setembro, que saiu hoje, como a gente viu.
Pode mudar neste restinho de final de ano, no último trimestre? A situação deve continuar a melhorar, muito devagarinho. No final do ano, talvez a taxa de desemprego seja igual à do ano passado.
O problema maior é que falta emprego com carteira assinada, que continua desaparecendo.
Tem gente especulando que, quando começar a valer a reforma trabalhista, agora em novembro, vai aumentar um pouco o número de contratações.
Em relação a setembro do ano passado, o número de trabalhadores empregados com carteira cai ainda 2,4%, o que significa 800 mil pessoas a menos. Por que tem mais gente empregada, no total? Porque aumentou o número daqueles trabalhadores que o IBGE chama de "por conta própria" e por causa do emprego sem carteira.
"Por conta própria" é um grupo que inclui desde autônomos com um bom trabalho até gente que faz bico. Mas, na média, esses trabalhadores ganham 23% menos do que aqueles com carteira assinada. Os sem carteira ganham quase 40% menos.
Quem acredita na reforma trabalhista acha que as empresas vão perder o medo de contratar, pois em tese haveria menos risco de processos na Justiça, agora. Além do mais, será possível contratar mais gente pagando menos: por meio de empresas terceirizadas e em contratos por tempo parcial. Isto é, contratar o trabalhador apenas por algumas horas por dia, com registro legal, mas salário bem menor.
Mas isso ainda é uma especulação teórica.
O fato maior é que as empresas ainda estão com capacidade ociosa e com medo de fazer contratações e investimentos, por não saberem direito o que vai ser do ano eleitoral de 2018. Não sabem se a economia vai enfiam decolar ou se vai virar uma bagunça de novo, por causa da política.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais