TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Falta competência no início do governo Trump

O novo presidente dos Estados Unidos assumiu sem um verdadeiro segundo escalão.

Falta competência no início do governo Trump O novo presidente dos Estados Unidos assumiu sem um verdadeiro segundo escalão.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Faz pouco mais de quatro horas que Donald Trump tomou posse. Mas uma coisa preocupante está acontecendo na cidade de Washington. O novo presidente dos Estados Unidos assumiu sem um verdadeiro segundo escalão. Estou falando dessas centenas de burocratas, que se pode comparar à tripulação, que permite a navegação de um enorme transatlântico. O New York Times publica que o novo presidente nomeou apenas 29 dos 660 funcionários que terão funções executivas no governo. Dos 15 novos ministros, apenas dois foram sabatinados pelo Senado. Essa é uma exigência para que eles possam começar a comandar de verdade. A rede CNN traz outra informação bizarra. Muitos altos funcionários do governo Obama não encontraram ninguém da equipe de Donald Trump, para entregar as instruções de como circular pela burocracia do governo. Vocês poderiam argumentar que tudo isso é implicância da mídia. Não é verdade. Se Trump tivesse um programa coerente, bastaria que os escalões inferiores aplicassem as ideias dele. Mas Trump disse coisas contraditórias, e ninguém tem certeza do que é para ele o certo ou o errado. Um exemplo. Trump elogia frequentemente a Rússia. Mas o secretário de Estado que ele escolheu, Rex Tillerson, afirmou no Senado que a Rússia é perigosa e que é preciso tomar cuidado com ela. Isso deixa desorientados os 6 mil diplomatas americanos. Toda essa confusão tem uma origem fácil de entrender. Trump nunca foi político. E até a metade da campanha eleitoral, ele não era apoiado por nenhum governador, deputado ou senador do Partido Republicano. Então ele montou uma equipe de empresários, que não tem a menor familiaridade com a burocracia do governo. O resumo dessa história é o seguinte. Quer ser conservador? Pois então que seja um conservador competente. Mas a competência está fazendo falta no começo do novo governo. É ruim para os Estados Unidos. E é também muito ruim para a comunidade internacional. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais