TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Faça Você Mesmo: Textura de Parede

Aprenda a fazer uma incrível técnica de textura em parede, com a designer Angela Ferraz!

Faça Você Mesmo: Textura de Parede Aprenda a fazer uma incrível técnica de textura em parede, com a designer Angela Ferraz!
Logo do programa Retrospectiva 2017
TEXTURA EM MADEIRA

 

Materiais:                                

Desempenadeira de aço inox

Espátula de aço

Pincéis fino, médio e largo / trinchas

Fita crepe

Régua

Lápis / Régua

Pote com água

Pano limpo

Ferramenta para riscar – chave de fenda

Rolo de lã de 15 cm largura

Luvas

1 Galão de Textura Madeira

1 Galão de Primer Acrílico

1 Pote Reagente Madeira cor Amêndoa

1 Pote Reagente Madeira cor Carvalho

1 Pote Reagente Madeira cor Canela Preta

 

Passo a passo:

Aplicação da Massa Textura Madeira:

Considerando a superfície devidamente preparada com o Primer Acrílico, certifique-se que a mesma esteja com fita crepe nas extremidades protegendo as paredes laterais, rodapés e molduras.

Vamos fazer a marcação, ou seja, determinar a largura de cada madeira. Meça a altura de sua parede e divida por 20 cm (largura aproximada de uma madeira), logo teremos um número X, este será o número que faremos a demarcação nas paredes laterais.

Utilizando uma régua faça uma marcação sobre a fita crepe com intervalos com o número encontrado, marque as duas laterais pontuando exatamente as devidas medidas.

Com as marcações das laterais prontas, vamos preparar a massa, dilua cerca de 3% de água potável, mexa para que fique uniforme.

Utilizando a desempenadeira de aço isenta de ferrugem preferencialmente aço inox, transporte a massa da embalagem para a parede, inicie num canto superior, pressione e deslize a ferramenta distribuindo a massa. Aplique cerca de 1,2 mm de espessura, mantenha a mesma espessura em toda a superfície.

Para cada 2m desempenado de massa, com a mesma desempenadeira de aço isenta de ferrugem, posicione de forma horizontal sobre a massa e pressione levemente e movimentando-a para a direita, repita a ação em toda a parte da superfície, o objetivo é criar uma leve rusticidade.

Observe se em quais alturas estão as demarcações, esta observação é importante para que no acabamento (recorte) não recorte o nó (efeito a ser criado). Este primeiro efeito dá-se a impressão de uma madeira rústica, sobre ela podemos criar uma rusticidade baixa, logo pressionando um pincel largo faça movimentos como se fosse uma pintura na horizontal, alinhando a massa, dando a impressão de fibra.

Você também poderá criar veios ou trincas, aquelas causadas com o envelhecimento do tronco, basta pressionar a ponta da espátula e percorrer sobre a massa, abrindo um caminho sobre ela.

Há também os nós, eles devem ser distribuídos aleatórios, para ficar proporcional ao contexto geral.

Atente-se sobre as demarcações para evitar por exemplo que o nó seja cortado (frisado) nas demarcações.

Deixe secar parcialmente para fazermos os frisos (separação das madeiras); faça o teste do toque, a massa não pode estar seca como também úmida, ela deve estar seca ao toque, pressione o dedo, se a massa não grudar é porque já está pronta para criar os frisos.

Utilizando a régua pressione sobre a demarcação, utilize uma chave de fenda (por conta de sua ponta ser retangular) causando assim um friso perfeito; pressione com a régua e abra caminho na massa com a ferramenta, remova as rebarbas, repita a ação riscando toda a parede horizontalmente.

Se preferir, faça divisórias também na vertical, dando a impressão de aproveitamento de madeiras, este tipo de paginação poderá ajudar na ilustração com Reagentes.

Deixe secar por 24 horas.

 

Aplicação Reagente Madeira:

A coloração vai de encontro a forma que julgar adequado, daremos algumas sugestões da forma de aplicação.

Normalmente notamos que a tonalidade sempre é mais suave comparando ao contexto total da madeira, para isso, iniciaremos mergulhando o pincel num pote com água para umedece-lo, em seguida escolha a cor que lhe agradece e inicie a aplicação sobre o nó, se preferir, mergulhe o pincel na água, a ideia é que facilite a distribuição da cor sobre o nó de forma bem suave. Se preferir além do nó, cubra a parte mais lisa da madeira, aquela criada com o próprio pincel na posição vertical, nesta primeira aplicação optamos pela cor Amêndoa para dar uma tonalizada.  Na parte mais rústica usaremos a cor mais sólida, apenas para dar um fundo, certifique-se que toda a textura será coberta, afinal o Reagente é outro protetor para a parede.

Na parte rústica, aplique com um pincel ou trincha a cor Carvalho, suavizado a tonalidade sobre o nó e a parte lisa, a reação das duas cores dá maior realidade ao efeito.

Para finalizar, você poderá dar um efeito envelhecido (madeira rústica), com o Reagente cor canela preta pontue sobre o nó, pegue uma pequena camada com o pincel e sutilmente distribua no nó, além de pontuar nas trincas (abertas pela espátula) até mesmo sobre as lascas. O Canela preta dá a impressão do envelhecimento consequentemente deixa o efeito ainda mais realista.

O efeito pode ser utilizado em paredes em vários ambientes: Painéis em Home Theater, Painéis em cabeceiras de cama, painel ambientação compacta, muros, detalhes em fachada residencial, em ambientes comerciais, restaurantes, tornando-o o espaço diferenciado.
Leia mais sobre: