TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Expansão em 2018 parece garantida

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Expansão em 2018 parece garantida Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O PIB do terceiro trimestre, mesmo com alta de apenas 0,1%, mais a revisão, pra cima, dos dados dos trimestre anteriores, já impulsionaram essas projeções mais otimistas. E novas revisões devem ocorrer. Já se fala em expansão de 1% este ano e até mais de 3% no ano que vem. E não há mágica, manobra, nessas projeções. A situação começou a mudar com a adoção de uma política econômica mais responsável, que deixou pra trás a Nova Matriz Econômica, do governo Dilma que, com muito intervencionismo, pra estimular a atividade e segurar a inflação, acabou desmontando os principais pilares de sustentação do crescimento com estabilidade, como o equilíbrio fiscal e a inflação na meta. Só a confiança na gestão mais eficiente da economia, independentemente dos problemas políticos do governo Temer, fez a economia começar a entrar nos eixos. O controle da inflação é um exemplo. O Banco Central, mesmo com recessão, manteve juros altos até ter um comportamento melhor dos preços. Teve ajuda da super safra agrícola, com a oferta de alimentos mais baratos. Mas fez a inflação descer ao nível do piso da meta. Mesmo com pressões pontuais de preços administrados, como combustíveis, botijão de gás, energia, que, neste mês voltou à bandeira vermelha nível um, a inflação continua baixa. O que deve garantir, nesta semana, mais um corte da taxa básica de juros, agora para 7% ao ano, o menor percentual já registrado. É certo que esses aumentos, que eu citei, afetam a percepção de que a inflação está, de fato, mais baixa. Mas os índices estão baixos e têm ajudado a melhorar o poder de compra da população. Não fosse isso, o consumo não estaria em alta. A inflação com juros mais baixos, ainda que as taxas do crédito, na média, continuem altas, reforçam a perspetiva de expansão mais firme da atividade, especialmente em 2018. Desde que os impasses em torno do ajuste das contas públicas e as incertezas relacionadas às eleições não mexam muito com o humor dos agentes econômicos. Agora, mesmo com esses fatores, a expansão maior no ano que vem parece garantida. Um fracasso na reforma da Previdência, por exemplo, tenderia a pesar mais a partir de 2019, dependendo também do compromisso do novo governo com o reequilíbrio das contas públicas. Eu volto na quinta. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais