TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Tribunal Internacional condena ex-líder Servo-Bósnio por genocídio

Hoje é um dia especial para os direitos humanos. O Tribunal Penal Internacional, finalmente, condenou o carrasco Radovan Karadzic

Tribunal Internacional condena ex-líder Servo-Bósnio por genocídio Hoje é um dia especial para os direitos humanos. O Tribunal Penal Internacional, finalmente, condenou o carrasco Radovan Karadzic
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Hoje é um dia especial para os direitos humanos. O Tribunal Penal Internacional, finalmente, condenou o carrasco Radovan Karadzic. Os 40 anos que ele vai passar na prisão, lavam a alma por todas as atrocidades que ele cometeu na Bósnia. Karadzic não foi o primeiro sérvio com quem a humanidade acertou as contas, por causa das atrocidades, entre 92 e 95, na antiga Iugoslávia. O ex-presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, ficou preso por cinco anos na sede do Tribunal, em Haia. Mas morreu antes de ser julgado. Vamos lembrar um pouco. A Iugoslávia era uma colcha de retalhos, bem ao lado da Itália, do outro lado do Mar Adriático. Durante a Segunda Guerra Mundial, teve um líder político e comandante militar extraordinário, o Marechal Tito. A guerrilha de Tito derrotou os invasores nazistas, sem a ajuda da Uni ão Soviética. É por isso que o comunismo na Iugoslávia era diferente, mais leve e menos centralizado. Mas Tito morreu, e dez anos depois o Leste Europeu entrou em colapso. A colcha de retalhos da Iugoslávia começou a ferver. Eram seis repúblicas, cinco etnias, quatro idiomas, três religiões e dois alfabetos. E tudo isso numa população pouca coisa maior que a de Minas Gerais. O maior banho de sangue aconteceu quando, na pequena Bósnia, cidadãos de etnia sérvia passaram a matar os croatas e muçulmanos. Foi uma operação de limpeza étnica, como aquela de Hitler contra os judeus. A ONU não conseguiu acabar com o conflito. Foram finalmente os Estados Unidos que bombardearam posições sérvias e forçaram a divisão política da Bósnia. Os cemitérios cresceram com 100 mil sepulturas. Rodovan Karadzic, esse crápula condenado hoje, foi o chefe militar do cerco, em julho de 95, da cidade de Srebrenica. 7.500 homens e adolescentes muçulmanos foram barbaramente massacrados. Tudo isso aconteceu há tão pouco tempo. Está quase virando passado na história recente da humanidade. Mas ainda doi. Ah, como doi. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também