Vídeos

 
Exclusivo

Europa enfrenta Google, Amazon, Face, Apple. No Brasil do séc. 21, generais e tanques

0:00 / 0:00

Comentário de Política, com Bob Fernandes.

"A expressão GAFA significa Google, Amazon, Facebook, Apple. Se acrescente os chineses Alibaba e Huawei. Estes gigantes vendem varejo, acessam, conhecem sentimentos, ideias, segredos e desejos de 70% da humanidade.

Valor de mercado desses gigantes? Mais de US$ 4 trilhões. Referendo na Suíça: 71% querem continuar financiando o Sistema de Mídia Pública, TVs e Rádios. Cada cidadão paga 392 euros/ano. Na Alemanha pagam 210 euros/ano. Na Inglaterra, 145 libras/ano.

Portugal, França, Espanha, nórdicos, Japão... mundo afora Mídias privadas. E cidadãos, compulsoriamente, financiando Mídias Públicas.

No Brasil, TSE, ABIN e Ministério da Defesa anunciam: combate a Fake News no ano eleitoral. TSE, hoje, leia-se ministro Fux. A ABIN é do general Etchegoyen. Que manda em todo o Sistema de Inteligência do Brasil. E manda no ministro da Segurança, Jungmann.

E a Defesa? O comandante do Exército, general Villas-Boas, tuitou: "Associo-me aos argumentos do comandante da Marinha, Almirante Leal Ferreira". O Almirante Leal quer um militar, não mais um civil como ministro da Defesa.

Combate à Fake News no país com 14.350 emissoras de rádio. Com 4.377 rádios comunitárias; que alugam horários para políticos ou prepostos. Combate à Fake News no país que só no Congresso tem meia centena de donos de Tvs e/ou rádios.

Que tem como donos, ou no contrôle de poderosas Mídias, clãs como Sarney, Collor, Lobão, Barbalho, Jucá, Alves, do Henrique, Maia, do Agripino, Jereissati, os Franco e os Alves em Sergipe, Coelho, em Pernambuco, ACM na Bahia etc.

A Comissão Europeia de Informação e Comunicação Para os Cidadãos está debatendo: como enfrentar os gigantes GAFA: Google, Amazon, Face, Apple.

E o Brasil, República nascida de golpe militar há 129 anos com escassos 31 anos de "democracia" ininterrupta? No século 21 o Brasil apenas assiste, sem debate público:
generais, tanques Guarani, soldados e fuzis para caçar traficantes tornados "Donos" de comunidades pobres ou miseráveis exatamente porque o Estado nunca se fez presente."


Conteúdo disponível em Jornal da Gazeta .

O Jornal da Gazeta mostra as principais notícias do dia, reportagens exclusivas e análises feitas por comentaristas especializados.