TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Etchegoyen e seu cavalo-de-batalha têm fome de Poder.

Comentário de Política, com Bob Fernandes.

Etchegoyen e seu cavalo-de-batalha têm fome de Poder. Comentário de Política, com Bob Fernandes.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Comentário de Política, com Bob Fernandes.

"O general Sérgio Etchegoyen Chefia o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e o Sistema de Inteligência do Brasil. Etchegoyen é arquiteto da Intervenção militar no Rio. Em agosto, no Instituto Rio Branco, exibiu para futuros diplomatas o que pensa.

Disse que vivemos "crise sistêmica". Anunciou o que sete meses depois é, no Rio, um "ensaio geral". Disse que estamos vivendo tempos extraordinários. Precisamos de soluções extraordinárias.

Nós não vamos tratar com Aspirina nem com Tylenol. Vamos tratar com antibiótico, com todos os efeitos colaterais. Como, por exemplo, "mandados coletivos"? Esses que querem agora? Com um mandado só vasculhar uma comunidade inteira?

A sua casa também, não só a daquele suspeito distante 100 casas. Etchegoyen atacou o que chama de "politicamente correto". Dizendo falar teoricamente criticou "cotas" e "quilombos"; citou quilombo vizinho à base de Alcântara. Citou o Rio como sociedade que avisa "o maconheiro com um apito quando vem a polícia".

A Inteligência não informa seu general-chefe? Seis estados norte-americanos já plantam, vendem, tributam. Faturam US$ 7 bilhões/ano com maconha. Os EUA estão mudando em casa a Política-Antidrogas que enfiaram mundo afora. Que levaram a matanças, como no México, na Colômbia até há pouco e Brasil.

Para Etchegoyen, qual seria questão central nisso tudo? Ele diz: é o "modelo" de sociedade "com gente amorfa, que não reage" e "está nos destruindo". E a causa? O abandono do "Projeto Nacional". Obra, segundo o general, de "governos populares com vocação mais assistencialista".

Opina Etchegoyen: quando não existia o custo de "discutir com IBAMA", com o "Ministério público", se pode fazer o Cristo Redentor, o bondinho, a Rio-Niterói, Itaipu...

Tomás Chiaverini acessou áudio da palestra e no site The Intercept publicou relato. Iniciado com Etchegoyen brincando sobre si mesmo: Sou da arma de cavalaria e tem um problema: a ausência do meu cavalo reduz minha capacidade intelectual em uns 45, 40&

Temer opera para salvar o pescoço. O general Etchegoyen tem fome de Poder. Espera-se, ou não, que mantenha o cavalo por perto."
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais