TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Escândalos de Trump mexem com o mercado

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Escândalos de Trump mexem com o mercado Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Hoje teve uma baguncinha no mercado mundial de dinheiro e afins, os mercados financeiros, marola forte que chegou por aqui também. Nosso termômetro para essas confusões é o preço do dólar, que teve a maior alta em dois meses. Mas não foi nem deve ser grave.
O problema se chama Donald Trump, o desmoralizado e avacalhado presidente dos Estados Unidos.
Além de outras tantas vergonhas e incompetências, Trump está sendo acusado desde ondem de pedir lá para a polícia federal deles, o FBI, para aliviar a investigação de um ex-assessor dele, suspeito de ter ligações com a Rússia, um escândalo.
E o que tem a ver Trump com o mercado financeiro mundial e com a gente?
Trump tem um programa que agrada muito empresários e gente rica. Quer diminuir os impostos para empresas e para pessoas de renda mais alta. Tinha a intenção também de lançar um grande plano de obras, o que também anima os negócios.
Por causa dos escândalos, Trump fica mais fraco politicamente. Mais fraco, fica com dificuldade de aprovar esses projetos no Congresso americano.
Claro que isso desanimou os donos do dinheiro grande nos Estados Unidos. As Bolsas caíram lá, entre outros tropeços. Ainda hoje, quando os Estados Unidos espirram, a gente leva pelo menos um susto. Quando a maior economia do mundo mexe nos valores do seu mercado financeiro, vendendo coisas mais arriscadas, a gente sofre algum contágio.
Foi o que aconteceu hoje. Foi grave? O dólar teve uma alta grande, mas ainda está perto da média do ano, ali por volta de R$ 3,15.
Quando Trump foi eleito, houve um comecinho de pânico no mundo. Foi em novembro do ano passado. Entre novembro e dezembro, o dólar ficou acima de R$ 3,40. Além disso, as taxas de juros subiram bem por aqui. Pegamos uma febrezinha, que passou, felizmente.
Pode piorar? Talvez, se houver um processo de impeachment contra Trump. Os americanos começaram a falar disso abertamente, da queda do presidente. Mas a coisa ainda não está perto de uma crise assim.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais