TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

As eleições presidenciais na França

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

As eleições presidenciais na França Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Os franceses votam domingo, no primeiro turno da eleição presidencial. Não é ainda a escolha do presidente, que vai para o lugar de François Hollande. A escolha final será só em 7 de maio. Mas vejam bem. Não existem quatro candidatos em situação de empate. A última pesquisa, do respeitado Instituto Harris, coloca, em primeiro lugar, com 25% dos votos, o candidato de centro, Emmanuel Macron. Atrás dele, a líder da extrema direita, Marine Le Pen, com 22%. São eles que devem disputar o segundo turno. Macron, um jovem político de 39 anos, teria no segundo turno perto de 70%. São quase nulas as chances, neste domingo, dos demais candidatos. Mas os que torcem por eles sabem fazer barulho na mídia. A direita liberal não se conforma com o afundamento da candidatura de François Fillon, um ex-primeiro ministro, que perdeu com o noticiário sobre a contratação da mulher dele, como funcionária fantasma, quando ele era deputado. A esquerda torce por Jean-Luc Melenchon. Mas os dois, Fillon e Melenchon, estão, cada um, com apenas 19% das intenções. E o coitado do candidato socialista, Benoît Hamon, está lá embaixo, só com 7,5%. Esses números podem ter oscilado pouca coisa, depois do atentado terrorista de ontem, na avenida Champs Elysées. O primeiro-ministro Bernard Cazeneuve, criticou o conservador Fillon e a extremistra de direita Le Pen. Os dois deram declarações alarmistas, e se colocaram como salvadores da Pátria. Mas se fosse para votar na direita para conter o terrorismo, o favorito de agora na França teria o perfil de Donald Trump. Não é o caso de Emmanuel Macron. Ele é um centrista no sentido literal da palavra. Não ataca o mercado, mas defende políticas sociais. Quer um Estado mais leve e mais eficiente. Com ele, acabou a briga da esquerda com a direita. Do nós contra eles. Macron também sabe que o Estado Islâmico, que reivindicou o atentado de ontem, está fazendo o jogo da direita. A direita quer um eleitor motivado pelo medo. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais