TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

As eleições na Suécia

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

As eleições na Suécia Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vou falar hoje da Suécia, esse país de apenas 10 milhões de habitantes. Menos gente que a cidade de São Paulo, embora tenha o tamanho da Espanha. Mas é um país em que tudo funciona perfeitamente, onde a qualidade de vida, os serviços públicos impecáveis e as questões de igualdade social começaram a ser resolvidas há 94 anos, quando o partido social democrata começou a governar. Nesse próximo domingo, temos as eleições para renovar as 349 cadeiras do parlamento sueco. Mas a votação da social democracia, que foi de 31 por cento há quatro anos, deverá cair para 25 por cento. E para quem esse partido vai perder espaço? Pois será para os nacionalistas de extrema direita, que, segundo as pesquisas, terão 18 por cento dos votos. Eram só 8 por cento há oito anos, e 13 por cento nas legislativas de 2014. A ascensão dos nacionalistas se justifica pelo medo dos imigrantes. Em 2015, quando a Europa testemunhou a chegada maciça de refugiados da Síria, a Suécia recebeu 163 mil. E no ano seguinte, foram mais de 190 mil. Foi o país europeu com o maior desembarque de refugiados, proporcionalmente à população. Mas por causa desses estrangeiros não há nenhum risco de desequilíbrio demográfico. Não houve aumento da criminalidade, e não se criaram bolsões urbanos de pobreza. Por que é, então, que a extrema direita está crescendo? A resposta é simples. Ela põe medo nos eleitores, e eles reagem como se a velha Suécia cristã estivesse às vésperas de entrar em colapso, em razão dessa presença maciça de muçulmanos. Objetivamente, isso é uma grande bobagem. Mas o medo acaba prevalecendo. O medo gera insegurança sobre a preservação da identidade nacional. É empurrado por essa mentira que quase um quinto do eleitorado sueco deverá votar depois de amanhã. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais