TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Economia se recupera de modo lento

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Economia se recupera de modo lento Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Pesquisas do Datafolha mostram que os brasileiros comuns estão ainda muito pessimistas com o futuro da economia, apesar de toda a conversa de que o país se recupera.
É verdade que o desânimo diminuiu um pouquinho desde meados do ano passado, quando ainda 80% das pessoas achavam que a situação econômica do país tinha piorado. Mas os pessimistas ainda são 60% desde junho.
Dá para entender bem. Uma recuperação de uma crise ruim, mas normal, parece com a cura de uma infecção feia, em que a pessoa toma antibiótico e repousa e sai para a vida. Nesta crise, parece que fomos atropelados por um caminhão, pegamos tétano e ainda infecção hospitalar.
A recuperação da economia é muito desigual. Nesta semana, soubemos pelo IBGE que a indústria de veículos cresceu 20% neste ano. Mas a indústria de comida não cresceu. As vendas dos hipermercados neste ano ainda não cresceram em relação ao ano passado.
Os números das montadoras, que saíram hoje, mostram detalhes dessa recuperação. A produção aumentou quase um terço em relação a 2016. Mas quase metade desse aumento foi vendido fora do país.
Há um pouquinho mais de trabalho, mas os empregos novos são ruins, precários e pagam pouco. A reforma trabalhista começa dar notícias assustadoras, embora se trate de poucos casos ainda.
Depois de mais de três anos de crise, a vida praticamente apenas parou de piorar, para a maioria das pessoas comuns. A recuperação da economia é concentrada da agricultura, nas montadoras, na produção de ferro e petróleo. Apenas agora no final do ano o consumo começa a acelerar de modo mais relevante.
Certos setores da economia ainda parecem mal ter saído de uma guerra. Na construção civil, que emprega tanta gente, o caso é ainda de depressão no fundo do poço. Há poucas obras de casas e quase nenhuma de novas fábricas ou estradas. Falta investimento.
A economia se recupera de modo lento, capenga, manquitolando. O povo está dizendo isso nas pesquisas. Pode dizer mais nas urnas, se a coisa não melhorar.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais