TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Economia entrou numa bola de neve ao contrário

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Economia entrou numa bola de neve ao contrário

Economia entrou numa bola de neve ao contrário Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Economia entrou numa bola de neve ao contrário
Logo do programa Jornal da Gazeta
Pelo andar da carruagem, em 2015 as vendas do varejo vão cair, vão ser menores do que foram em 2014. Por ora, pelo menos abril, estão caindo.
A última vez em que a quantidade de consumo caiu de um ano para o outro foi em 2003, quase doze anos.
Mas a situação é a pior em mais de uma década? Pior em termos de quê? De 2004 a 2012, o consumo médio por pessoa no Brasil aumentou 87%, um crescimento de quase 8% ao ano, tão rápido quanto o avanço da economia chinesa. O nível de vida melhorou bem, em termos de consumo pessoal.
Logo, o padrão de vida, mesmo caindo, vai ficar bem acima do que era mesmo em 2013.
Isso quer dizer que a crise é mansa? Claro que não. A gente soube nesta semana que o consumo está diminuindo muito rápido, desta vez para velocidade zero e abaixo de zero: regredindo.
A população não compra por que a inflação leva o rendimento, sobram dias no mês e falta salário. Não compra porque tem medo de perder o emprego. Enfim, porque ficou assustada com a reviravolta da economia logo que o governo Dilma reassumiu.
Esse desânimo e perda de renda vão fazer o desemprego aumentar ainda. O que vai fazer a o consumo cair mais. A economia entrou em um círculo vicioso, numa bola de neve ao contrário. A economia não cresceu no ano passado, vai encolher este ano e não vai recuperar o que perdeu em 2016. Ou seja, vai regredir por três anos.
Ou seja, crise não quer dizer que o Brasil vai regredir ao nível de dez anos atrás. Mas vai perder pelo menos três anos parado. O conserto das bobagens feitas no governo Dilma 1, se derem certo, duram pelo menos até a eleição do presidente, em 2018. Até lá, o Brasil cresce devagar. Apesar de o consumo ter aumentado, é óbvio que o país ainda é pobre, pior ainda por ser muito desigual.
Sim, a gente melhorou, o mundo não vai acabar etc. Mas somos ainda pobrezinhos demais para perdermos tanto tempo, por causa de erros tão primitivos, como deixar a inflação crescer, como gastar além da conta e de modo errado.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais