TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos

Seja como Padre, Bispo ou Cardeal, dom Paulo, foi um defensor da liberdade e dos direitos humanos.

Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos Seja como Padre, Bispo ou Cardeal, dom Paulo, foi um defensor da liberdade e dos direitos humanos.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O cardeal estava internado desde o dia 28 de novembro e tratava uma broncopneumonia. A repórter Carla Rodeiro esteve na Catedral da Sé e acompanhou os preparativos para o velório do arcebispo emérito de São Paulo.

Seja como Padre, Bispo ou Cardeal, dom Paulo, foi um defensor da liberdade e dos direitos humanos. Recebeu o codinome de "inimigo número um da ditadura brasileira”, depois de décadas de luta incessante contra as torturas praticadas nos anos de chumbo.

Em 1977, a mulher do presidente americano Jimmy Carter, Rosalynn Carter, veio ao Brasil, na época governado pelo ditador Ernesto Geisel. Lynn, Como era conhecida, pediu uma audiência a dom Paulo e foi recebida por ele em casa. O encontro durou mais ou menos umas duas horas e dom Paulo contou a ela das torturas e assassinatos promovidos pela ditadura. No dia seguinte a Folha de São Paulo saiu com uma manchete inesquecível de Alexandre Gambirásio: " vou contar tudo ao Jimmy", diz Lynn. Há 40 anos o Brasil vivia um tempo escuro, mas a coragem de alguns homens brilhava.

O Jornal da Gazeta também exibe um trecho de uma conversa informal entre dom Paulo e Clarice Herzog, recentemente gravada na casa em que morava o Cardeal. Dom Paulo relembra juntamente com Clarice Herzog, viúva de Vlado,como foi o culto ecumênico, celebrado em 1975, na Praça da Sé, no auge da ditadura militar.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais