TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

“Diretas Já” invisível, e a barbárie: no Pará contra os Sem-Terra e na Cracolândia.

Comentário de Política, com Bob Fernandes.

“Diretas Já” invisível, e a barbárie: no Pará contra os Sem-Terra e na Cracolândia. Comentário de Política, com Bob Fernandes.
Logo do programa Jornal da Gazeta
No final de uma semana marcada por conflitos, multidão dominical se manifestou em paz.
.
Em Copacabana sob neblina, movimentos sociais, partidos de esquerda, e dezenas de milhares de manifestantes.
.
Ampla Coalisão. Cantoria de Caetano Veloso, Criolo, Milton Nascimento, Oto, depoimentos de atores, atrizes, cantoras, cantores.
.
Sem o chamariz da cobertura midiática na véspera, sem imagens aéreas ou transmissão direta. E com a seguinte manchete no registro televisivo do evento:
.
-Manifestação (...) pela saída de Temer e contra reformas trabalhista e da Previdência...
.
...Não. A manifestação foi pelas "Diretas já" e pelo "Fora Temer". Convocação vista por milhões nas redes sociais.
.
Fingem não ver e ouvir "Diretas Já" os que buscam fazer o sucessor. Do Temer antes tornado presidente, agora tornado Zumbi.
.
Manifestação sem tropas ou "baderna". Sem aqueles fortões infiltrados que, estranhamente, Serviços de Inteligência nunca identificam e prendem.
.
Manifestação sem tiros, em Copacabana. Tiros que sobraram em Pau d'Arco, sudeste do Pará.
.
Assassinados 10 sem-terra, 7 da mesma família. Nas manchetes, o de sempre: "Sem-Terra mortos em confronto com a Polícia". Como "Confronto"?
.
Vinte e quatro policiais dizem ter sido recebidos a tiros. Todos estão vivos. Dez sem-terra foram mortos, além dos feridos.
.
Conclusão: Tex Willer e Durango Kid estavam ao lado da polícia e ninguém entre os sem-terra sabia atirar.
.
Policiais retiraram os corpos antes de feita a perícia. Por quê? Porque assim se contamina a cena do crime e se dificulta a investigação. A ONU condenou o que chamou de "chacina".
.
A ONU condenou também o "uso excessivo da força" pelas PMs...Isso na manifestação em Brasília e na desocupação da Cracolândia, em São Paulo.
.
O vício do crack é dificílimo de ser enfrentado.
.
Décadas de experiência mundo afora e a ONU recomendam: somente ações planejadas e integradas, de médio e longo prazo, conseguem reduzir danos.
.
Em resumo, só existem duas escolhas na tragédia do crack: tratar ou matar. Respeito mínimo aos que já são doentes, ou a barbárie.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais